PUC Goiás integra rede de produção de EPIs para profissionais de saúde
A PUC Goiás está na luta contra a pandemia de Covid-19. A universidade integra uma rede que está produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus em Goiás. São peças utilizadas na montagem de equipamentos conhecidos como FaceShields (para proteção do rosto), a partir de modelo desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), produzidos em impressoras 3D.
Na PUC Goiás, a ação é liderada pelo professor Marcos Lajovic, coordenador do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (Mepros) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da PUC Goiás. Segundo explica, o EPI é composto por duas peças impressas em 3D, mais uma folha feita de um plástico rígido e transparente e um elástico. Na universidade, a impressão está sendo feita no Laboratório de Prototipagem Avançada do Mepros. A expectativa do professor é imprimir, diariamente, 20 conjuntos de peças para montagem dos protetores.
Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, a professora Milca Severino frisa que a participação da universidade, por meio da atuação professor Lajovic, visa contribuir com a oferta de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores dos serviços de saúde. “Aumentar o quantitativo deste equipamento de proteção ao trabalhador, está em sintonia com o lema da PUC Goiás ‘a ciência a serviço da vida’. Nossos pesquisadores, ombreados com pesquisadores de outras instituições, acolhem as demandas deste momento de emergência sanitária para fortalecer o conceito da ciência e da tecnologia em atenção às necessidades da população. Sem dúvida, ações desta natureza revelam o importante papel das universidades, produtoras do conhecimento, a serviço da sociedade”, destacou.
As faculdades de Artes Visuais e Enfermagem da UFG foram responsáveis pela concepção e protocolos de produção, atendendo as normas técnicas estabelecidas para fabricação deste tipo de produto. Várias instituições, entidades e empresas participam da rede, seja com a doação de matéria-prima ou impressão.