Aparecida de Goiânia é escolhida para início do projeto Família Acolhedora

Publicado em 1.12.2023 às 10:01

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Assistência Social, celebrou na manhã desta quinta-feira, 30, no Palácio das Esmeraldas, na capital, termo de cooperação com o Governo de Goiás para o desenvolvimento do Programa Família Acolhedora. Aparecida é o município goiano escolhido para a primeira experiência do programa.

O ato de assinatura do termo contou com a presença do prefeito Vilmar Mariano; secretária de Assistência Social, Sulnara Santana; coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado; promotor de Justiça Márcio Nascimento; secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Lima, e outras autoridades.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou por medida de proteção. A medida protetiva de acolhimento, institucional ou familiar, é sempre excepcional e provisória, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A titular da Assistência Social de Aparecida, Sulnara Santana, comemorou a assinatura do termo. “A gente sabe o desafio que é o cuidado com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e agora, ter um programa voltado para a proteção delas nos alegra muito. Aparecida é a primeira cidade a implantar o Família Acolhedora e a experiência adquirida aqui com certeza vai ajudar todo o estado de Goiás”, ressaltou.

“Estamos formalizando hoje mais um programa importante para a nossa cidade. É a presença do governo de Goiás em Aparecida de Goiânia. Tenho certeza que o Família Acolhedora vai dar dignidade às crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.