Prefeitura de Aparecida aumenta desconto para pagamento à vista do IPTU/ITU 2024
A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria da Fazenda, oferece 17% de desconto para pagamento à vista do Imposto Sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU)/ Imposto Territorial Urbano (ITU) 2024 até o dia 8 de fevereiro.
Para usufruir do benefício, basta aderir ao IPTU/ITU Digital, uma novidade implementada neste ano pela Prefeitura de Aparecida para reduzir a emissão de papéis e preservar o meio ambiente. “É uma alternativa também para aquelas pessoas que já estão habituadas às transações digitais e que, para sua conveniência, preferem os boletos virtuais. Apesar disso, os carnês físicos continuarão sendo emitidos para os contribuintes que não aderirem ao IPTU/ITU Digital”, explica o secretário da Fazenda, Einstein Paniago.
O desconto de 17% vale para quem aderir ao IPTU/ITU Digital até 31 de janeiro. A Secretaria da Fazenda explica que optar pelo IPTU/ITU Digital não receberá o carnê impresso em casa pelos Correios ou a emissão das guias nas unidades do SAC, em atendimentos presenciais. Mesmo se for pagar o imposto parcelado, o contribuinte que preferir não receber o carnê em casa deve aderir ao IPTU/ITU Digital até 31 de janeiro. É só seguir esse procedimento:
- Entrar no site aparecida.go.gov.br;
- Em seguida, clicar na aba “Serviços ao Cidadão”;
- E então, escolher a opção “Etapas para imprimir o seu IPTU/ITU”.
O documento para pagamento estará disponível no site a partir da próxima segunda-feira, dia 15.
Desconto para pagamento à vista no carnê físico
O desconto de 15% sobre o valor total do imposto para quem pagar pelo carnê físico, de papel, até o dia 15 de março, para pagamento à vista segue normal igual aos anos anteriores. A previsão é que o carnê chegue por meio dos Correios até o início de março.
Pagamento parcelado em até 10 vezes
Para facilitar a vida do contribuinte, a Secretaria da Fazenda oferece também o parcelamento do IPTU/ITU em até dez parcelas iguais e consecutivas. Neste modelo de pagamento, a 1ª parcela deve ser paga até 15 de março, e a última, até 16 de dezembro.
“São várias opções de pagamento que estamos dando ao contribuinte para quitar o imposto da forma mais adequada ao seu orçamento, honrando o compromisso com o município e, ao mesmo tempo, contribuindo na arrecadação, que retorna à população através de obras e serviços públicos”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.