Exposição de pinturas de Jadir Mendonça reabre a Vila Cultural
A Vila Cultural Cora Coralina será palco, a partir de 1º de fevereiro, de uma exposição de pinturas do arquiteto Jadir Mendonça de Lima, denominada “Pé de Pau em Mato Seco”. A mostra é integrada por 53 telas em dimensões variadas, todas com predominância da cor verde, em pequenos recortes de recantos e cantos do cerrado, além de matas e jardins.
Aluno e discípulo de Frei Nazareno Confaloni, Sáida Cunha e Amaury Menezes na Pontifícia Universidade Católica, Jadir Mendonça aproveitou a temática da natureza densa em seus quadros, todos em tinta acrílica, para lançar cores, traços e textura não muito precisos, mas certeiros no conjunto, criando uma atmosfera harmônica, cheia de brilho e de luz. Enfim, pequenos detalhes ou fragmentos alcançados por um olhar mais aguçado.
Jadir é irmão do jornalista e escritor Ivan Mendonça, autor do livro “O Espião do Morro, lançado em 2019, que narra as mutações do jornalismo impresso após a chegada das redes sociais, além das entrelinhas e dos bastidores da ascensão e queda do Tempo Novo em Goiás. Ambos nasceram na cidade de Tiros, em Minas Gerais, e residem em Goiânia desde a década de 70.
Durante o período de formação, Jadir trabalhou como desenhista e ilustrador de apostilas dos cursinhos Cesar Lattes e Carlos Chagas. Como arquiteto e urbanista, atuou no Projeto Rio Formoso e na hidrelétrica de Corumbá IV. Já na década de 80, como diretor de Planejamento da antiga Codeg, ele ajudou na implantação de vários projetos do primeiro governo de Iris Rezende, dentre eles a Vila Mutirão e os bairros da Vitória, Primavera, Floresta, Boa Vista, São Carlos e São Domingos, todos em Goiânia, além do Conjunto Morada do Morro, em Senador Canedo. Antes de se aposentar, Jadir foi superintendente municipal de desenvolvimento da Segplan e diretor de urbanismo e programas especiais da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional, hoje Codego.
Serviço
A exposição “Pé de Pau em Mato Verde”, de Jadir Mendonça de Lima, começa no dia 1º de fevereiro, com visitação até 3 de março. A Vila Cultural Cora Coralina fica localizada entre as ruas 3 e 23, no Centro de Goiânia.