Presidente da OAB-GO fala sobre mercado de trabalho para pessoas com deficiência
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, presidiu, nesta terça-feira (30 de janeiro), palestra sobre mercado de trabalho para pessoas com deficiência, durante o 33º colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, que acontece no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, em Goiânia.
A ocasião também contou com a exposição do ministro do TST, Cláudio Mascarenhas Brandão, do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (TRT 5ª Região), e do Auditor-Fiscal do Trabalho, Rafael Guiger.
Durante o painel, os presentes foram convidados a utilizar vendas, para destacar as capacidades e potenciais das pessoas com deficiência. “Ao promover políticas de inclusão e proporcionar um ambiente de trabalho acessível e acolhedor, as empresas não apenas cumprem com suas responsabilidades sociais, mas também se beneficiam de uma força de trabalho diversificada e talentosa”, avaliou Rafael Lara Martins.
Tomando o espaço com muita emoção, a banda “Os Lanternas” do Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia Autismo) se apresentou na abertura do painel com quatro músicas tocadas por seus alunos. O Naia Autismo é uma organização não governamental formada por pais, amigos e familiares de autistas, que tem como missão proporcionar uma vida digna à pessoa com autismo, oferecendo instrumentos para convivência no lar e na sociedade.
Programação
O painel teve ainda como debatedores a Procuradora do Trabalho, Janilda Guimarães de Lima, e o vereador por Goiânia, William Veloso (PL).
A programação conta com temas atuais sobre o direito do trabalho, como a proposta de reforma do Modelo Brasileiro de Relações de Trabalho, o Direito Laboral no Contexto Atual, Competências da Justiça do Trabalho: da Ampliação à Reafirmação, audiências presenciais e telepresenciais, entre outros temas. São 63 painelistas, sendo 39 de outros Estados, em 14 mesas de trabalho diferentes.
O evento abordará temas como a proposta de reforma do Modelo Brasileiro de Relações de Trabalho, o Direito Laboral no Contexto Atual, Competências da Justiça do Trabalho: da Ampliação à Reafirmação, audiências presenciais e telepresenciais, entre outros temas.