Em Anápolis, Saúde intensifica campanha para completar o cartão de vacinas
Com o aparecimento de casos de sarampo já no início de 2020, o Governo Federal está preparando uma intensificação da vacinação contra a doença em fevereiro, mas como cuidar da saúde da população é uma prioridade da Prefeitura de Anápolis, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a atualização do cartão de vacinas a partir de segunda-feira, 27.
O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de completar o cartão, já que a tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – deve ser aplicada nas crianças de seis a 11 meses (dose zero); 12 meses a 29 anos (duas doses; e 30 a 49 anos (uma dose).
“Quem comprovar as duas doses não precisa se vacinar novamente. Por isso é importante guardar o cartão de vacinação”, frisa a gerente de Imunização, Juliana Parreira, lembrando que a exceção acima de 49 anos são os profissionais da saúde que devem receber duas doses.
Para receber a população a Prefeitura dispõe de 20 salas de vacinas em unidades de saúde distribuídas em diversos pontos da cidade. A maioria possui novos refrigeradores – adquiridos pela atual gestão – específicos para conservação de imunobiológicos, o que garante a eficácia das vacinas.
Confira as unidades de saúde com salas de vacinas:
- Residencial Arco-Íris
- Jardim Arco Verde
- Jardim Guanabara
- Bairro de Lourdes
- Bairro das Bandeiras
- Bairro Calixtolândia
- Conjunto Filostro Machado
- Jardim Suíço
- Bairro JK
- Setor Industrial Munir Calixto
- Parque Iracema
- Parque dos Pirineus
- Bairro Recanto do Sol
- Bairro São Carlos
- Bairro São José
- Bairro São Lourenço
- Bairro Santo Antônio
- Bairro Jundiaí (Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury Jr.)
- Vila União
- Vivian Parque