Em Anápolis, Escola Viva aplica testes de aptidão física em estudantes
Cerca de três mil estudantes da rede municipal de Educação estão se preparando para competirem nos Jogos Esportivos da Rede Estudantil de Anápolis (Jerea) e no circuito de corrida Zatopek. E para garantir um bom desempenho esportivo e a preservação da integridade física dos estudantes, o programa Escola Viva está aplicando testes de aptidão em todas as unidades de ensino participantes.
O objetivo dos testes é avaliar quesitos como velocidade, força explosiva de membros superiores e inferiores, velocidade de reação, impulsão de membros inferiores, força abdominal, agilidade e o Beep Test, que mede a capacidade aeróbica dos estudantes. Os testes também determinam em qual categoria cada competidor se encaixa.
“Nós temos uma responsabilidade com a saúde dos nossos atletas e, por isso, devemos avaliar os limites de cada um para que eles possam competir de uma maneira saudável, sem perigos de lesões ou problemas mais sérios”, ressalta Marcos Bonfim, coordenador do programa Escola Viva.
Alex Martins, secretário municipal de Educação, reforça a importância desta etapa que antecede as competições. “Os nossos professores de educação física são muito comprometidos com o trabalho realizado durante o ano e, começar as atividades avaliando a saúde dos estudantes, garante o sucesso dos jogos até o final”, diz.
Dentre as modalidades disputadas neste ano, estão a queimada, futsal, atletismo, voleibol, judô, ultimate frisbee, xadrez e ginástica artística.