• Prefeitura de Aparecida inicia vacinação contra a dengue em crianças a partir da próxima quinta, 15 de fevereiro 

    Publicado em 11.02.2024 às 18:13

    Nesta sexta-feira, 09 de fevereiro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu as primeiras doses da Qdenga, vacina contra a dengue. As 14.492 doses do imunizante serão aplicadas em crianças de 10 e 11 anos, a partir da próxima quinta-feira, 15 de fevereiro.

    A Qdenga estará disponível em todos os 38 postos de vacinação da cidade. Para receber o imunizante, as crianças de 10 e 11 anos deverão apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação, além de estarem acompanhadas de um responsável maior de idade.

    Para facilitar o acesso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também levará o imunizante para as escolas da cidade.

    Clique aqui e confira o cronograma de vacinação escolar dos próximos dias (o documento será atualizado ao longo da campanha).
    Baixar

    Como funciona a vacinação

    A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado pode receber o imunizante.

    O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, explica que conforme novas doses da vacina cheguem na cidade, a imunização será ampliada para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

    “O público-alvo da vacinação foi definido pelo Ministério da Saúde considerando os grupos que apresentam maior número de casos, complicações e óbitos pela doença. Assim, começamos com as crianças de 10 e 11 anos, mas iremos ampliar até os 14 anos”, enfatiza o secretário.

    A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, destaca que a Qdenga foi incluída no Programa Nacional de Imunizações, do Sistema Único de Saúde, neste ano e que todas as decisões sobre a vacinação vêm desse programa. “Aparecida está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e vai trabalhar para proteger o maior número de pessoas”.

    Estratégia que funciona

    A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, lembra que a vacinação escolar é uma estratégia que funciona muito bem na cidade. “Sempre alcançamos bons resultados quando levamos a imunização para as escolas. Lá estão as crianças e essa facilidade ajuda muito os pais, que na correria do dia a dia têm dificuldades para se deslocarem até uma unidade de saúde”, comenta.

    Ela reforça que a vacina é segura e necessária: “Toda a população tem acompanhado nos jornais o aumento de casos da dengue e mais do que nunca precisamos proteger nossas crianças. A dengue é uma doença grave e que mata”.

    Renata destaca ainda que a vacina vem para evitar complicações pela doença nessa faixa etária, “mas não dispensa as medidas de controle contra o mosquito transmissor da doença, que devem continuar sendo realizadas pela população”.

    Postos de Vacinação

    A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:

    UBS Andrade Reis
    UBS Colina Azul
    UBS Riviera
    UBS Jardim Florença
    UBS Independência Mansões
    UBS Tiradentes
    UBS Pontal Sul 2
    UBS Papilon Park
    UBS Mansões Paraíso
    UBS Bairro Ilda
    UBS Cruzeiro do Sul
    UBS Bairro Cardoso
    UBS Delfiore
    UBS Madre Germano
    UBS Jardim dos Ipês
    UBS Bandeirantes
    UBS Caraíbas
    UBS Garavelo Park
    UBS Buriti Sereno
    UBS Campos Elíseos
    UBS Bairro Independência
    UBS Anhambi
    UBS Rosa dos Ventos
    UBS Jardim Paraíso
    UBS Jardim Olímpico
    UBS Santa Luzia
    UBS Jardim Bela Vista
    UBS Jardim dos Buritis
    UBS Nova Olinda
    UBS Retiro do Bosque
    UBS Chácara São Pedro
    UBS Expansul
    UBS Santo André
    UBS Cândido de Queiroz
    UBS Alto Paraíso
    UBS Boa Esperança
    Central de Imunização
    Maternidade Marlene Teixeira