Unicef renova mandato de João Vitor de Paiva como Conselheiro Jovem
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) renovou o mandato de Conselheiro Jovem do estudante e influenciador digital João Vitor de Paiva Bittencourt. Ele é o primeiro integrante do Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens do Unicef no Brasil com a síndrome de Down.
No primeiro ano como conselheiro, JVdepaiva, como é conhecido, levou propostas e o olhar diferenciado das pessoas com deficiência para debate. Recebeu elogios pela participação e dedicação.
João Vitor é o primeiro aluno com a trissomia 21 no curso de Educação Física da PUC-Goiás – está no sétimo período e deve formar no fim de 2024. Nas redes sociais, tem mais de 530 mil seguidores no Instagram e 265 mil no Tik Tok. Como ativista pela inclusão, é a principal referência da sindrome de Down no Brasil e faz palestras sobre o combate ao preconceito, o capacitismo e a discriminação.
O trabalho dele nas redes, em palestras e participação em eventos pela desconstrução do preconceito, o empoderamento de pessoas com deficiência e a ampliação da representativa é reconhecido por todo o país. O Instituto Mano Down o apontou como um dos cinco mais importantes influenciadores com deficiência no Brasil. Em 2023, a Câmara dos Deputados o homenageou no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
JVdePaiva é também um dos protagonistas do filme Colegas e o herdeiro, do premiado diretor Marcelo
Galvão, que tem um elenco formado por atores com a síndrome.
UNICEF
O Unicef está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. O órgão participou das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno; da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento pelo acesso universal à educação; dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil; entre outros grandes avanços para a garantia dos direitos de meninas e meninos brasileiros.
Para ouvir as opiniões, vozes e sugestões dos adolescentes e jovens, o Unicef criou o Conselho Jovem, um espaço de fortalecimento dos valores e princípios da instituição para avançar na participação e desenvolvimento de adolescentes através do diálogo propositivo deles com a equipe do órgão. Este colegiado é um grupo composto de adolescentes e jovens com engajamento nas ações do Unicef no Brasil e representativo da diversidade de identidades, territórios e questões que envolvem adolescentes em situação de vulnerabilidade em todo o país.
O Conselho tem um papel chave nas seguintes áreas:
● Colaborar com o UNICEF na elaboração de campanhas e canais de comunicação com adolescentes, considerando a diversidade de linguagens e contextos.
● Promover reflexões que contribuam para o desenho das estratégias do UNICEF na área de mobilização e participação de adolescentes.
● Fortalecer a mobilização e engajamento de coletivos, redes e grupos de adolescentes em todo o Brasil.
● Propor temas, conteúdos e ações relacionados a defesa, promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Todas as propostas e sugestões do conselho serão analisadas pelo Unicef a partir do seu mandato institucional, seu programa de país e suas prioridades. O Conselho é um espaço seguro, de apoio mútuo, no qual as perspectivas críticas são bem-vindas, e a construção coletiva junto com a equipe do Unicef deve ser livre de discriminações como etarismo, racismo, classismo, machismo, LGBTfobia, xenofobia e capacitismo.
As atividades e propostas do Conselho serão articuladas por consenso, assegurada a autonomia do conselho e a liberdade dos participantes de se engajarem. Os participantes do Conselho vão elaborar suas regras específicas de funcionamento, periodicidade das reuniões, número de presença mínima nas atividades para continuar participando e outras regras que queiram estabelecer de comum acordo.
Para facilitar o funcionamento do Conselho Jovem, o Unicef apoia a conexão digital a partir da solicitação específica de cada participante. As reuniões acontecem de forma remota e presencial.