• ”Vamos asfaltar todas ruas habitadas com financiamento do Brics”, afirma Vilmar Mariano 

    Publicado em 23.02.2024 às 15:06

    Nesta semana, missão do Novo Banco de Desenvolvimento – também conhecido como Banco de Desenvolvimento do BRICS, visitou bairros em Aparecida de Goiânia, que serão beneficiados com obras financiadas através da instituição financeira.

    Ao longo de três dias, a missão conheceu locais onde serão construídos parques, viadutos, escolas, CMEIs e ainda os bairros que serão pavimentados com o recurso. Ao todo, o financiamento prevê investimento de US$ 150 milhões, sendo US$ 30 milhões oriundos de contrapartida do Município. Cerca de 1 bilhão, conforme a cotação atual da moeda estrangeira, serão investidos em um dos maiores programas de infraestrutura no País.

    Com o recurso, a Prefeitura de Aparecida vai universalizar a pavimentação asfáltica na cidade, beneficiando todas as ruas habitadas da cidade. Hoje, cerca de 21% das vias ainda não foram pavimentadas.

    “Vamos avançar muito em infraestrutura e, sobretudo, na pavimentação de todas as ruas habitadas. O asfalto melhora muito a mobilidade, ajuda reduzir o número de doenças respiratórias causadas pela poeira e outras bactérias. O asfalto também potencializa a valorização dos imóveis e também eleva a autoestima da população”, enfatiza o prefeito Vilmar Mariano.

    Os emissários do BRICS tiveram a oportunidade de compreender melhor a importância do financiamento para Aparecida. “As obras serão executadas em áreas com grande densidade demografia e com pequeno impacto ambiental. Mostramos que a cidade cresce de maneira acelerada e que o recurso será fundamental para melhorarmos a qualidade de vida dos mais de 600 mil habitantes”, explica o procurador-geral do Munícipio, Fábio Camargo.

    Alexandre Takahashi, profissional sênior do Escritório Regional das Américas do NDB, pontuou que a importância da visita para a instituição financiadora. “Nos ajuda a compreender melhor a necessidade de cada intervenção. Estamos gostando muito do que estamos vendo e a prefeitura tem mostrado que se preparou bem para este momento. Avaliamos que a administração está preparada para que possamos assinar o contrato e começar as obras em seguida”.