Antônio Rueda assume comando do União Brasil e fortalece projeto presidencial de Caiado
O advogado Antônio Rueda foi eleito nesta quinta-feira (29/02) presidente nacional do União Brasil para o triênio 2024/2026. A mudança no comando da legenda fortalece o projeto presidencial do governador Ronaldo Caiado. Pré-candidato à presidência, o governador de Goiás trabalhou intensamente pela troca de comando da legenda, que até então era presidida pelo deputado federal Luciano Bivar (PE).
A chapa encabeçada por Antônio Rueda tem integrantes de todas as alas do partido, mas foi desenhada por aliados do governador goiano, entre eles, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que assumirá a primeira vice-presidência. “A data de hoje para a União Brasil é um divisor de águas. Agora partido tem uma estrutura e um diretório consistente e representativo. Nós estamos refundando hoje um outro partido, um outro União Brasil”, comemorou Caiado.
Para Caiado conseguir pavimentar o projeto de disputar a presidência da República, em 2026, a mudança no comando do União Brasil era tida como fundamental. “O União Brasil agora vai mostrar ao país a representatividade que tem, e se posicionar para a eleição de 2024 e também de 2026”, destacou o governador.
Caiado comentou também que com o novo comando o União Brasil passa a ser um partido verdadeiramente constituído, com capacidade de debate, de apresentar conteúdo ao país. “Um partido que agora é de fato protagonista da construção futura do nosso país, que é o que queremos”, concordou ACM Neto.
“Hoje é um dia de alegria para o União Brasil. Essa vitória da chapa é do partido inteiro. Esse projeto a partir de agora está mais fortalecido do que nunca”, disse Rueda. “O presidente Antônio Rueda conta com a confiança irrestrita de seus atuais eleitores e atuais líderes políticos. É a pessoa do diálogo, da convergência”, elogiou ACM Neto.
O União Brasil foi criado em 2021 da fusão entre Democratas – partido em que Caiado era filiado –, e o PSL, sigla que elegeu Jair Bolsonaro presidente da República, em 2018. Luciano Bivar, que comandava o PSL, foi eleito o primeiro presidente da nova legenda.
Uma das maiores legendas do país, o União Brasil tem em seus quadros atualmente quatro governadores, sete senadores da República, 59 deputados federais e 100 deputados estaduais.