• Animais maltratados em Abadiânia são encaminhados para clínicas e abrigos

    Publicado em 27.01.2020 às 20:26

    Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) iniciaram, na manhã desta segunda-feira (27/01), a mobilização para encaminhar cães e gatos encontrados em péssimas condições no município de Abadiânia para clínicas e abrigos parceiros.

    O canil,  que fica em uma chácara, foi denunciado nas redes sociais e foi alvo de operação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as Polícia Civil e Militar.  Ao todo, 45 cães e 24 gatos eram mantidos em condições precárias de higiene, com a saúde bastante comprometida, em espaços reduzidos e com pouca alimentação disponível.

    Segundo Brunno Alves de Oliveira Brito, gerente de Autorizações e Acompanhamento para Fauna da Semad, o trabalho será dividido conforme a situação de saúde dos animais. “Todos foram apreendidos. Aqueles com situação menos debilitada vão para acolhimento mediante termo de fiel depositário e, os com a saúde mais frágil, serão encaminhados diretamente para clínicas veterinárias parceiras para cuidados especiais”, afirma.

    A equipe veterinária da Semad iniciou, ainda no local, os laudos para embasar o auto de infração. Os responsáveis pelo local devem ser enquadrados no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais (praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos) e no artigo 29 do decreto regulamentador da legislação, cuja multa foi calculada pela equipe presente em R$ 207 mil, com possibilidade de agravantes caso a saúde dos animais piore.

    Após o trabalho de acolhimento e recuperação, será feita uma triagem para encaminhar os 69 animais para adoção, um trabalho que deve envolver uma rede de solidariedade montada em torno da atuação de estruturas do governo, organizações não-governamentais, ativistas ambientais e a sociedade em geral.

    O governador Ronaldo Caiado se manifestou sobre o caso, que chamou de “revoltante” e determinou mobilização total. “Em Goiás, não há mais espaço para maus-tratos aos animais. Recebi com muita indignação a denúncia sobre um canil abandonado em Abadiânia, com cerca de 45 cães e 24 gatos. A maioria deles está doente, sem comida e agonizando, uma situação revoltante”, afirma o governador. “Uma coisa é certa: os autores por essa crueldade serão devidamente punidos”, conclui.

    Em novembro de 2019, o governador sancionou a lei estadual contra maus-tratos de animais. O texto prevê o recolhimento para adoção, venda ou liberação em seu habitat, o pagamento de multa, além de proibição para que os infratores tenham animais sob sua guarda pelo período de até cinco anos.

    A secretária Andréa Vulcanis ressaltou o trabalho das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na recuperação dos animais e fez um apelo para que a população denuncie locais como o de Abadiânia. “Quero parabenizar os profissionais das polícias Civil, Militar e da Semad pelo trabalho de resgate dos cães e gatos que agora estão sob cuidado responsável. É essencial que a população denuncie qualquer pessoa ou local que mantenha animais sob essas condições. Maltratar é crime e deve ser punido de forma exemplar”, aponta.

    Os casos ou suspeitas de maus-tratos podem ser denunciados na Delegacia do Meio Ambiente, no telefone (62) 3201-2637, na Polícia Militar Ambiental, no número 190, e na Semad, por meio do 0800 646 2112.