• OAB-GO premia vencedores do concurso de júri simulado 

    Publicado em 5.03.2024 às 08:16

    A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) premiou, na manhã desta segunda-feira (4), os vencedores do Concurso de Júri Simulado. O Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia) venceu a disputa e recebeu o prêmio de 6 mil reais.

    Na premiação, o diretor-presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA), Rodrigo Lustosa, destacou que disputas como essas são transformadoras. “O torneio foi um sucesso, e mostrou sua importância como um evento transformador na vida das pessoas. É uma experiência que realmente pode mudar vidas, como comprovado pelo número significativo de colegas que descobriram sua vocação para atuar em tribunais de júri por meio deste torneio”, disse.

    O presidente da Comissão Especial de Defesa do Tribunal do Júri, Danilo Vasconcelos, afirmou que “a adesão foi muito significativa, demonstrando o interesse e engajamento dos participantes”. “O próximo torneio está agendado para os meses de maio e junho, prometendo novos desafios e oportunidades de aprendizado. Parabenizamos todos os participantes, sobretudo os vencedores, pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo do Concurso de Júri Simulado”, pontuou.

    Vencedores

    Representando a UniAraguaia, receberam o prêmio os estudantes: Gustavo Henrique Sousa Araújo e Lenismar Cabral de Oliveira, juntamente com o professor Eduardo Martins de Camargo, e a coordenadora do curso, Ivna Olimpio Lauria.

    A OAB-GO também premiou os vencedores do 3º lugar da disputa, conquistado pela Faculdade Sensu. Receberam o prêmio os alunos: Abimael Ferreira Alves da Silva, Joana Vitória Ferreira Sousa e Washington Chaves da Costa Júnior. Os vencedores do 2º lugar não compareceram à premiação.

    Concurso de Júri Simulado

    O Concurso de Júri Simulado, em homenagem ao jurista Douglas Dalto Messora, teve início em 21 de outubro e passou por mais duas fases antes da final, com a participação de diversas instituições de ensino do estado. A UniAraguaia atuou como acusação na simulação, conquistando o título sobre a Universidade de Rio Verde (UniRV), cujos alunos desempenharam o papel de defesa.

    Uma característica distintiva do concurso foi a atribuição das funções processuais de acusação e defesa por meio de sorteio público realizado na ESA-GO, sem que as equipes pudessem selecionar suas funções. Durante a sessão, foi analisado um processo original sob a competência dos Tribunais do Júri, previamente arquivado.