Começa nesta quarta-feira, 20, a 2ª Expedição Rio Meia Ponte

Publicado em 19.03.2024 às 07:03

A Câmara Municipal de Goiânia realiza, a partir da próxima quarta-feira, 20, a 2ª Expedição Rio Meia Ponte, que busca monitorar e avaliar as condições da água, solo, fauna e flora e apontar caminhos para recuperar o rio responsável por metade do abastecimento de água da Região Metropolitana de Goiânia. O início das atividades será às 8 horas, nas margens do Meia Ponte, na Vila Roriz, no encontro entre o Meia Ponte e o ribeirão Anicuns.
A Expedição Rio Meia Ponte é um projeto de autoria da vereadora Kátia (PT) e foi aprovado por unanimidade pela Câmara, que abraçou completamente a ideia. Em março do ano passado, durante seis dias, cerca de 30 pesquisadores da UFG e do IFG desceram de barco os 40 km do rio, dentro do município de Goiânia, identificando pontos de degradação, assoreamento, poluição, descarte irregular de lixo e de esgoto, ocupação e desmatamento indevido das margens. Os pesquisadores também recolheram amostras da água, solo, fauna e flora para identificar, em laboratório, as condições do rio. Paralelo a isso, equipes também percorreram as margens do rio e os bairros cortados por ele, realizando ações de conscientização e educação ambiental. Todo o material observado e recolhido deu origem à Carta das Águas do Meia Ponte, o maior e mais completo estudo já realizado sobre o manancial.
Em setembro, uma nova etapa da expedição foi realizada para avaliar a situação do rio no período de seca, além de identificar novos pontos de crimes ambientais e de comparar condições do rio em momentos de chuva e de estiagem.
A Expedição Rio Meia Ponte é científica e não tem caráter fiscalizatório ou punitivo, mas todas as irregularidades observadas foram reportadas aos órgãos competentes. Na 1ª etapa, por exemplo, foram identificados 31 pontos de assoreamento, dois aterramentos, nove erosões lineares, quatro erosões fluviais, um rompimento de manilha e duas “atividades impactantes não coincidentes com usos urbanos (pivôs de irrigação e mineradora)”. Já na segunda etapa, mais de 92 toneladas de lixo foram retiradas das margens e do leito do rio, além de 437 pneus encontrados e recolhidos – muitos deles depositados embaixo da ponte na Avenida Meia Ponte, no Setor Santa Genoveva.
Agora, os pesquisadores voltam ao rio para novamente analisar as condições do Meia Ponte e avaliar se houve alguma melhora de um ano para o outro. Além disso, duas estações ambientais ficarão montadas – uma na Vila Roriz e outra na Vila Monticelli – que receberão alunos da rede pública de ensino e moradores da região para ações de educação ambiental. Entre as atividades previstas estão palestras, jogos educativos, oficina de localização geográfica com drones, testes de qualidade da água e do solo e recolhimento de lixo.
A Expedição termina na sexta-feira, Dia Mundial da Água, e todas as análises de campo e laboratoriais darão origem um novo documento, uma nova Carta das águas que servirá de comparativo com os estudos realizados no ano passado.