Aparecida de Goiânia é destaque nacional no ranking de saneamento

Publicado em 22.03.2024 às 10:01

Aparecida de Goiânia está entre as 20 melhores cidades que mais investiram em saneamento básico no país. É o que afirma o 16º Ranking de Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com GO Associados nesta quarta-feira, 20, com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil.

O ranking leva em consideração oito indicadores em três dimensões do saneamento básico: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência. Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades.

O prefeito Vilmar Mariano atribui a melhora à parceria com o Governo de Goiás nas últimas três gestões municipais. “Os avanços são resultado de investimentos e dos esforços do governo em melhorar a infraestrutura de saneamento básico. Eu acredito que no máximo dois anos teremos a universalização do tratamento da água e do esgoto em Aparecida. E essa parceria com o governo do estado tem feito a grande diferença”.

Em Aparecida, o aumento de recurso no saneamento, com investimento médio de R$ 463,28 por habitante fez, o município saltar 34 posições no ranking em apenas um ano, ou seja, saiu da 52ª colocação em 2023 e chegou à 18ª colocação neste ano. A cidade atingiu nota 10 (máxima) em melhoria do atendimento e nível de eficiência. 

A cidade vem apresentando uma sólida melhora de seus indicadores nos últimos anos, atingindo progresso para universalizar o saneamento básico, o que significa que 93,64% de sua população têm acesso à água tratada e 76,46% com coleta de esgoto. Em 2008, apenas 18% da população era beneficiada com saneamento.