Central tecnológica vai monitorar semáforos em Aparecida de Goiânia 

Publicado em 27.03.2024 às 14:13

A Central Semafórica de Aparecida de Goiânia entrou em operação na tarde desta terça-feira, 26. O sistema, na prática, vai monitorar mais de 100 semáforos espalhadas pela cidade. Objetivo da administração municipal é melhorar a mobilidade urbana através do acompanhamento permanente do funcionamento dos equipamentos através de um software. 

Com a nova ferramenta a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) terá condições, por exemplo, de reestabelecer o funcionamento de um semáforo sem que seja necessário o deslocamento de uma equipe até o local onde se encontra o equipamento.  Durante o período chuvoso, em que ocorre constantes falhas no fornecimento de energia elétrica, os semáforos podem ficar inoperantes ou até mesmo em modo piscante, causando transtornos para condutores e até mesmo congestionamento. 

A partir de agora, segundo a SMTA, será possível restabelecer o funcionamento dos semáforos de maneira remota. Para isso, agentes de trânsito serão responsáveis pelo monitoramento do sistema.

“Vai ficar muito melhor porque teremos condições de fazer o reparo à distância. Antes, a população precisava ligar informando algum tipo de defeito nos equipamentos e, em alguns casos, um semáforo fica horas inoperante. Aqui da sala de monitoramento, nossos técnicos terão condições de resolver muitos casos”, enfatiza o prefeito Vilmar Mariano.