Campanha de vacinação contra a Influenza segue até 31 de maio, em Anápolis
Anápolis está avançando em sua campanha de vacinação contra a influenza, visando proteger a população contra a gripe. A meta é vacinar 141.662 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Até o momento, mais de 25 mil doses foram aplicadas, representando aproximadamente 14,36% do público-alvo já imunizado.
“A campanha de vacinação contra a influenza desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública, especialmente nos tempos desafiadores que enfrentamos”, ressaltou Mirlene Garcia, coordenadora de Vigilância Epidemiológica. A imunização não só reduz o risco de contrair a gripe, mas também previne complicações graves e hospitalizações relacionadas à doença, contribuindo para a redução da propagação do vírus na comunidade.
Para garantir o acesso à vacinação, todas as 48 unidades básicas de saúde de Anápolis estão prontas para receber a população, oferecendo um ambiente seguro e organizado para a aplicação das doses. “Estamos empenhados em garantir que todos os anapolinos tenham acesso à vacinação e enfrentem a temporada de gripe com mais segurança e tranquilidade”, acrescentou Mirlene.
Os grupos prioritários incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, profissionais da educação, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, e profissionais das forças de segurança e salvamento, entre outros.
A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacinação como uma medida fundamental para proteger não apenas os indivíduos vacinados, mas também toda a comunidade. A imunização contra a influenza contribui significativamente para a redução da propagação do vírus e suas consequências.
Imunização contra a dengue
Além da vacinação contra a gripe, estará disponível a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as unidades. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o imunizante reduz o risco de infecção sintomática e hospitalizações pela doença. A eficácia geral é de 80,2% a partir de 30 dias do esquema de duas doses, enquanto a eficácia contra as formas que requerem hospitalização é de 90,4%.
Confira locais e horários para a vacinação:
Postos fixos
De segunda a sexta-feira (das 7h30 às 16h)
Adriana Parque
Bandeiras
Calixtolândia
Calixtópolis
Jardim Suíço
JK
João Luiz de Oliveira
Munir Calixto
São Carlos
São Lourenço
Vivian Parque
Segunda a sexta-feira (das 7h30 às 21h)
Anexo Itamaraty
Bairro de Lourdes
Filostro Machado
Parque Iracema
Recanto do Sol
São José
Ilion Fleury (Osego)
Vila União
Postos volantes diários – a partir das 9h
Abadia Lopes da Fonseca
Arco Verde
Jardim Guanabara
Santa Maria de Nazareth
Santo Antônio
Tropical
Vila Formosa
Vila Norte
Arco-Íris
Parque dos Pirineus
Semanalmente — a partir das 9h
Segunda-feira
Alexandrina
Vila Esperança
Santa Isabel
Terça-feira
Dom Manoel
Maracananzinho
1ª terça do mês — Interlândia e Souzânia
3ª terça do mês — Goialândia
4ª terça do mês — São Vicente e Branápolis
Quarta-feira
Vila Fabril
Alvorada
2ª quarta do mês – Joanápolis
Quinta-feira
Jardim Esperança
Jardim das Américas
Maracanã
Sexta-feira
Santos Dumont
Jardim das Oliveiras