Castração social beneficia mais de 600 cães em Aparecida
A castração gratuita de pets realizada pela Prefeitura de Aparecida já conseguiu evitar o nascimento indesejado de 16 mil cães desde que foi implementada, há nove meses. É o que estima a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, responsável pela oferta desse serviço no Mutirão de Aparecida, realizado nos bairros a cada 20 dias.
Em convênio firmado com a Clínica Veterinária Vila Pop, o órgão possibilitou a castração de mais de 600 animais desde agosto de 2023. Na maioria das vezes, são pets de famílias de baixa renda, que não têm condições financeiras de arcar com o procedimento em clínicas particulares.
Além disso, o serviço é prestado para cuidadores de animais, que acolhem cachorros abandonados na cidade, e empresas e órgãos públicos que também adotam cães de rua. Os pets já saem da clínica móvel com roupa cirúrgica, chip localizador e medicamentos cedidos gratuitamente para ajudar na reabilitação pós-cirurgia. A recuperação completa ocorre de cinco a sete dias após a castração.
“Nós assumimos a castração como política pública, pensando no bem-estar dos pets e no controle da população animal, que merece todo o respeito do poder público”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valéria Pettersen.