Lançamento da campanha Maio Laranja reúne rede de proteção em Anápolis
Atenção, reflexão e conscientização são palavras-chave que devem ser levadas em consideração no Maio Laranja, mês em que acontece a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Anápolis, o lançamento da campanha teve início nesta terça-feira, 30 de março, no Teatro Municipal.
A abertura do evento contou com a apresentação do coro infanto da Escola de Música de Anápolis e de estudantes do programa Integração. Logo em seguida, os presentes participaram de um seminário que abordou o papel de atuação da rede de proteção, que foi realizado até às 17h. As ações se estenderão durante todo o próximo mês.
“A importância do Maio Laranja é porque ela vem intensificar durante todo o mês de maio a capacitação dos atores envolvidos que trabalham diretamente com as crianças e adolescentes do município. Nós temos a oportunidade de levar informação para a população sobre a forma de denunciar e falar também o que é a violência, que é um tema que muitas vezes está ao nosso lado e nós não conseguimos definir”, disse a secretária de Integração, Márcia Jacinta.
Um levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre os anos de 2017 e 2022, mostrou que o Brasil registou próximo a 180 mil casos de estupro de vulnerável com vítimas de até 19 anos, uma média de 45 mil casos por ano. Dos envolvidos, crianças de até 10 anos representam 62 mil vítimas. A cada 15 minutos, uma criança sofre violência sexual no Brasil.
“Importante a gente poder refletir sobre a temática do Maio Laranja, uma vez que a gente tem aqui na cidade ainda casos de violência contra criança e adolescente. Acho que é um momento de reflexão, um momento de pensarmos naquilo que a gente ainda precisa avançar e de entender que se há uma criança sofrendo violência na nossa cidade é porque ainda estamos falhando e a gente só vai poder realmente de fato comemorar quando os nossos abrigos não tiverem crianças e quando todas elas tiverem seus direitos assegurados e garantidos pela população”, ressaltou a coordenadora de políticas sociais da Prefeitura, a assessora especial Eerizania Freitas.
A diretora de Proteção Social Especial, Andrea Lins, destacou a importância de profissionais qualificados para cuidar desse público. “A capacitação é de fundamental porque é uma temática complexa e nós enquanto profissionais da rede de atendimento da criança e adolescente precisamos estar preparados, capacitados para o atendimento da criança e também da sua família. Precisamos informar a população, a sociedade para que a gente consiga proteger nossas crianças e adolescentes.”
Para ver se a criança está sofrendo algum tipo de violação de direitos é importante a família estar atenta aos sinais, por exemplo, se ela mudou o comportamento de uma hora para a outra. O primeiro passo é procurar o Conselho Tutelar, que é a porta de entrada para garantir os direitos da criança e do adolescente, e o disque 100, onde a denúncia pode ser anônima.
Histórico
Em 3 de agosto de 2022, por meio da Lei nº 14.432, foi instituída a campanha Maio Laranja, a ser realizado no mês de maio de cada ano em todos o território nacional. O 18 de maio é definido como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade e atenção a este tipo de crime. O símbolo da campanha é a gérbera, uma flor de cor laranja. A planta foi escolhida por ser muito popular no país e pela sua fragilidade e vulnerabilidade
Programação
- 08/05
Blitz Educativa
Horário: 9h às 10h30
Locais: Semáforo em frente SESI Jaiara, Viaduto Goiás/Brasil, Terminal Urbano, semáforo próximo a Unievangélica e Polícia Rodoviária Federal na BR-060 - 17/05
Orientações e atividades para o público
Horário: 16h às 19h
Local: Parque Ipiranga