Prefeitura de Aparecida inaugura Maternidade Municipal Maria da Cruz Gomes Santana
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 2 de maio, no Setor Garavelo Residencial Park, a nova Maternidade Municipal, denominada Maria da Cruz Gomes Santana. A unidade, localizada no prédio que sediou o Hospital Garavelo, adquirido pela Prefeitura, já está em funcionamento sob a gestão direta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e é totalmente pública.
Com investimento de R$ 35 milhões da Prefeitura, a Maternidade tem 30 leitos em pleno funcionamento, previsão de chegar a 60 até o fim do ano e capacidade para 101. A nova unidade tem, ainda, as primeiras 10 UTI’s neonatais (Destinadas a bebês que tenham tido complicações ao nascer, doenças pré-detectadas ou diagnosticadas no parto) públicas da cidade e funciona 24 horas por dia o ano inteiro oferecendo atendimento emergencial e ambulatorial às gestantes da cidade via Sistema Único de Saúde (SUS).
A solenidade de inauguração reuniu o prefeito Vilmar Mariano, o governador Ronaldo Caiado e o secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães, além do ex-prefeito Gustavo Mendanha e deputados federais e estaduais, vereadores e gestores do Estado e do Município, bem como a comunidade local.
Compromisso com a população
O prefeito Vilmar Mariano enfatizou que a Saúde Pública é uma prioridade de sua gestão, agradeceu a parceria com os governos estadual e federal e destacou que “em Aparecida só inauguramos o que já está pronto e à serviço da população. Aqui na Maternidade os trabalhos foram iniciados há dois meses trazendo conforto para as gestantes em instalações modernas. Aqui é tudo de primeira. Esse foi um compromisso que fiz desde o primeiro dia como prefeito e agora tenho a satisfação de entregar para o povo. Essa inauguração é um sonho realizado que já apresenta resultados muito positivos. ”
A Maternidade está funcionando desde o último 19 de fevereiro. Até o momento, de acordo com a direção da unidade, já foram feitos lá mais de 1700 atendimentos de urgência e emergência, 164 partos, mais de 300 ultrassonografias e 62 procedimentos.
“Agora, milhares de moradoras de Aparecida têm uma Maternidade de excelência para que tenham, no parto e após ele, um controle adequado e com segurança. Este é um momento de aplaudirmos todos que trabalharam para que esse hospital se tornasse público, especialmente o prefeito, permitindo que as pessoas possam nascer com mais conforto em Aparecida. O pertencimento a uma cidade é uma coisa muito forte para todos nós”, declarou o governador Ronaldo Caiado.