• Ancestralidade: Sebrae Goiás brilha na Casacor  2024

    Publicado em 3.05.2024 às 17:03

    A Loja Sebrae Goiás na Casacor 2024 promete ser um espaço de imersão rico em tradições culturais e memórias do estado. Com tema ‘Ancestralidade’, mais de 3 mil peças de artesanato estarão em exposição e comercialização, de 9 de maio a 23 de junho, em Goiânia, durante o maior evento de arquitetura, design de interiores, arte e paisagismo das Américas. A loja, que terá 80 metros quadrados, será lançada para a imprensa em um evento no dia 07/05, às 17h.
    Mais de cem expositores, entre artesãos e cooperativas do segmento, vão mostrar a diversidade de materiais e técnicas singulares em conexão com a história e os hábitos culturais seculares que dão vida às peças feitas em madeira, folhas, fibras, sementes, argila, chochê, metais de descarte que se transformam em pinturas, esculturas, vasos, tapetes, móveis, luminárias, joias, biojoias, quadros, objetos de cozinha e muitos outros objetos de decoração.
    Para a gestora estadual do Programa de Artesanato do Sebrae Goiás, Daniela Caixeta, trabalhar a ancestralidade no artesanato goiano é uma maneira de preservar tradições, conectar-se com a cultura local e criar objetos que refletem a identidade e a história da região. “O Sebrae está levando o melhor do artesanato goiano para a Casacor, que é uma vitrine estadual e nacional. Nosso objetivo é ampliar o acesso a mercado dos nossos artesãos, que terão oportunidade de comercializar, fazer networking, fortalecer o pós-venda e as futuras parcerias entre si e com os profissionais de arquitetura e design de interiores”, avalia.
    Os visitantes poderão apreciar e adquirir obras de artesãos como Valmir Neves, que produz figuras barrocas em argila, e Celma Grace de Oliveira, que representa a cooperativa Bordanna (ambos possuem o selo nacional Top 100 Sebrae de Artesanato), e Karine Brasil, que foi selecionada para participar da Semana de Joalheria de Milão, em outubro, na Itália, com duas peças em cerâmica, uma delas o “Coração do Cerrado”.