Com gestão fiscal, Prefeitura garante investimentos históricos em Anápolis
Os investimentos em obras de infraestrutura, educação e saúde, em andamento e já entregues em todas as regiões de Anápolis, são resultado de uma gestão fiscal que garantiu o selo de bom pagador e capacidade de pagamento ao município. Os índices que permitem à Prefeitura buscar recursos foram apresentados na manhã desta terça-feira (28), em prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal.
A Receita Corrente Líquida (RCL) acumulada, por exemplo, dobrou entre 2017 e 2024. No primeiro ano da gestão Roberto Naves, o índice era de 0,88 e, agora, chegou a 1,66. Somente entre o fechamento de 2023 e os primeiros quatro meses deste ano, o crescimento foi de 9,83%.
Por outro lado, o custo com pessoal teve seu percentual reduzido de 46,02% para 44,41%, bem abaixo do limite prudencial exigido pela legislação federal, graças ao crescimento da receita. O Indicador de Poupança Corrente, que em 2016 comprometia 99,92% do orçamento municipal, hoje caiu para 86,06%.
Outro dado que ressalta a saúde fiscal da Prefeitura de Anápolis é o Capital Circulante Líquido, que demonstra a sobra financeira do município para pagar dívidas de curto prazo. Este índice, que denota capacidade de cumprir com as despesas, cresceu 6.300% entre 2016 e 2024.
O Indicador Liquidez Imediata (ILI), que mostra quanto o município tem de dinheiro no caixa para cada R$ 1 de dívida de curto prazo, saiu de 0,78 em 2016 para R$ 5,79 no primeiro quadrimestre deste ano. Por tudo isso, Anápolis tem hoje Capag B, selo de bom pagador atestado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
O prefeito Roberto Naves reforçou que o trabalho feito pela administração garantiu investimentos em todas as áreas e regiões da cidade. “Quando alguns vêm com as fake news de que Anápolis está endividada, aqui fica claro. A dívida são as escolas, os CMEIs, os hospitais, o asfalto? Quando você investe, aumenta a arrecadação. É muito fácil julgar quando o investimento é para os que mais precisam”, disse.
Roberto lembrou ainda que o Anápolis Investe, programa viabilizado pela capacidade de pagamento e de crédito do município, resolve problemas históricos da cidade. “Tínhamos aquele esqueleto onde agora será o novo Centro Administrativo, a ampliação do Jonas Duarte e o Centro de Iniciação Esportiva — já inaugurado — parados. Agora vão orgulhar e servir à nossa população”, disse.
O Anápolis Investe trouxe à cidade diversas obras, muitas já entregues, nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e outras. Entre os principais investimentos estão a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mulher Anapolina, o novo Hospital Municipal Georges Hajjar, no Leblon, o Viaduto do Recanto do Sol, a Ponte Estaiada Edenval Caiado, três anéis viários e diversas escolas e CMEIs.