Desafio AgroStartup 2024: maior maratona de inovação no agro do país acontece neste fim de semana
A 8ª edição do Desafio AgroStartup é marcada por um número recorde de 1.124 inscrições feitas por jovens empreendedores buscando trazer inovação para o setor agropecuário. A iniciativa, organizada pelo Sistema Faeg/Senar/Sindicatos Rurais e Sebrae Goiás e parceiros como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Organização das Cooperativas do Brasil – Goiás (OCB-GO), identifica as necessidades urgentes dos produtores e conecta os participantes com a realidade do campo, para que apresentem soluções.
A maratona de inovação promete finais de semana repletos de atividades, desta vez em 10 cidades, ao longo de junho de 2024. Os participantes, organizados em equipes de 3 a 5 membros, passarão por fases de ideação, validação, desenvolvimento do produto e apresentação das suas ideias inovadoras para o agronegócio.
Nos dias 14 e 15/06, a programação acontece na Facmais em Inhumas, na Faji em Jussara e no Sindicato Rural de Porangatu. Nos dias 21 e 22/06, Goiânia recebe o evento no Hub Goiás, no Setor Leste Universitário. Em Goianésia será na Faculdade Evangélica, em Catalão na UNA e em Formosa no Iesgo. A maratona teve início nos dias 07 e 08/06, nos Sindicatos Rurais de Anápolis e Rio Verde e na Unifimes, em Mineiros.
A segunda fase, intitulada “Capacitação Empreendedora”, será realizada online entre julho e outubro, oferecendo cursos em negociação, elaboração de planos de negócios, inteligência artificial, e posicionamento em redes sociais. Os grupos que se destacarem avançarão para a terceira etapa. No Dia da Demonstração, em Goiânia, poderão apresentar as ideias para uma banca renomada do setor.
Para o coordenador de Inovação do Sebrae Goiás, Athos Ribeiro, o Desafio AgroStartup 2024, em sua 8ª edição, se consolida como uma trilha de inovação para o agro, conectando pessoas com diferentes bagagens, que têm curiosidade ou ideias para resolver problemas do setor de maneira inovadora. “Esses negócios são fundamentais para a competitividade do agro brasileiro, na medida em que são propostas soluções eficientes para problemas reais do campo, ações para atração de talentos e se desenvolvem negócios com DNA de inovação.”
Os 12 melhores projetos receberão uma subvenção de R$ 60 mil cada, transformando as ideias em startups que fortalecerão o ecossistema de negócios de Goiás. Mais informações no site: www.sistemafaeg.com.br/campolab ou pelo perfil no Instagram @campolaboficial