João Vitor de Paiva: um exemplo de superação e inspiração na luta pela inclusão
João Vitor de Paiva, um jovem de 23 anos, que nasceu e mora em Goiânia, é uma verdadeira força. Apaixonado por viajar, dançar, namorar, ir ao cinema, explorar novos restaurantes e se manter atualizado no mundo digital, João Vitor tem se destacado nacionalmente. Ele vem conquistando reconhecimento por todo o País por meio de suas redes sociais, onde compartilha seu dia a dia e luta pela causa da síndrome de Down.
João Vitor estuda Educação Física, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), tem a Síndrome de Down e é um ativista digital engajado na luta pela inclusão. Seu trabalho e dedicação o colocaram entre os 20 finalistas do prêmio iBest em Diversidade e Inclusão, a maior premiação da internet no Brasil, que celebra anualmente os melhores influenciadores, profissionais e empresas do mercado digital.
O Influencer, também foi homenageado na Câmara Federal pelo seu trabalho em desconstruir os estigmas associados à Síndrome de Down. Reconhecido como um dos cinco influenciadores com deficiência mais importantes do Brasil, o jovem goiano será agraciado com a Medalha Anhanguera, a mais alta condecoração concedida pelo governo de Goiás a um cidadão. Este reconhecimento é um testemunho de seu impacto significativo e contínuo na sociedade.
Com uma trajetória marcada por inúmeras conquistas, João Vitor tem muitos planos para o futuro. Entre os planos, deseja se formar e trabalhar como personal trainer para idosos e crianças em academias. Ele ainda planeja “viajar, conhecer lugares que ainda não conheço, ser modelo, continuar sendo influenciador digital e viver num mundo onde as pessoas com deficiência não sejam apenas toleradas, mas aceitas”, afirma.
A grande inspiração de João Vitor é sua mãe, Márcia Regina de Paiva, que sempre o ensinou a nunca desistir. Com sua determinação, o jovem influenciador já ministrou palestras em São Paulo, São Carlos, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Ele também atuou como modelo na maior semana de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week.
João Vitor também investiu na carreira de ator. Atuou no filme “Colegas”, lançado em 2012; um filme sensível que conta a história de três amigos portadores da Síndrome de Down, que moram juntos em um instituto e que em uma noite fogem para viver inúmeras aventuras. O influenciador também atuou na continuação da obra, “Colegas e o Herdeiro”, que será lançada em 2025.
João Vitor de Paiva é um exemplo vivo de superação, inspirando milhares de pessoas e promovendo a inclusão em todos os aspectos da vida. Seu trabalho e dedicação continuam a quebrar barreiras e a transformar percepções, mostrando que com determinação e apoio, todos os sonhos são possíveis.