Eerizania apresenta propostas de mobilidade e transporte público para Anápolis
Implantação da onda verde nos semáforos, construção de calçadões e de viaduto na Avenida Brasil Sul, ampliação das ciclovias e das faixas exclusivas para ônibus, modernização da frota do transporte coletivo e tarifa social para as passagens de ônibus. São algumas das propostas da candidata a prefeita Eerizania Freitas (União Brasil) para a mobilidade e o transporte público de Anápolis.
Em sabatina nesta terça-feira (27/8) ao Portal Notícias Goiás, Eerizania se comprometeu em desenvolver essas áreas com modernidade e sustentabilidade. “Podemos avançar mais em recursos tecnológicos para ter um trânsito com maior agilidade e fluidez. Mobilidade e lazer conversam, quanto menos tempo eu passo no trânsito, mais tempo eu tenho para estar com a família, para praticar esportes e para o lazer”, destacou.
Com uma frota que já ultrapassa os 320 mil veículos, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Anápolis precisa de mecanismos mais modernos que contemplem essa realidade, enfatizou a candidata a prefeita. Uma das possibilidades, afirmou, é ampliar o número de semáforos inteligentes, com um sistema que identifique os maiores gargalos e possibilite a “onda verde”.
Outra proposta presente no Plano de Governo de Eerizania, visando maior mobilidade para os anapolinos, é a construção de um viaduto no cruzamento da a Avenida Brasil Sul com a Rua Engenheiro Portela. “Recentemente, pude ver de perto a quantidade de veículos que esperam ali, por conta do fluxo intenso, especialmente porque a maior parte dos trabalhadores do Daia passam pela Avenida Brasil”, ressaltou.
A Avenida Brasil e o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), citados por Eerizania são, inclusive, responsáveis por 10 dos 18 quilômetros de ciclovias da cidade. Criar mais vias específicas para o trânsito de bicicletas, visando a sustentabilidade e saúde do anapolino, é um compromisso feito pela candidata, com foco em pontos estratégicos do município como, por exemplo, a Avenida Pedro Ludovico.
Para quem optar pelo transporte público, Eerizania garante a implementação da tarifa social para os moradores de baixa renda. Além de novas faixas exclusivas para os veículos coletivos, para que as viagens sejam mais rápidas e seguras. A candidata a prefeita também assumiu o compromisso de, juntamente com as empresas que operam o serviço em Anápolis, promover a instalação de câmeras, que garantem a segurança, e de ar-condicionado para garantir maior conforto aos passageiros. Para isso, exigirá a renovação total da frota de ônibus em até 4 anos.