• Matheus anuncia quatro eixos em projeto para administrar Goiânia

    Publicado em 29.08.2024 às 15:05

    O Plano de Governo do candidato Matheus Ribeiro está em fase de conclusão, é dividido em quatro eixos, tendo as pessoas como prioridade. O candidato do PSDB comentou nesta quarta-feira, 28, pela primeira vez, sobre o Plano numa entrevista ao programa Mundo em Sua Casa, da Rádio Brasil Central. Matheus informou que seu projeto de gestão para Goiânia será anunciado com mais detalhes nos próximos dias, dizendo que não propõe soluções mágica nem “uma obra de ficção”.

    “Precisamos colocar as pessoas em primeiro lugar. Tanto, que é o primeiro eixo, dos quatro que há no meu plano de governo. Quero buscar políticas públicas que ofereçam acesso e dignidade. Meu plano não é uma obra de ficção para prometer soluções mágicas tiradas da cartola, mas algo possível de ser feito, que coloca, acima de tudo, Goiânia em primeiro lugar”, explicou Matheus.

    Os quatro eixos citados pelo candidato tucano são pontos fundamentais de seu plano de governo, sendo o primeiro deles: as pessoas. O segundo eixo é o da cidade, que visa melhorar o desenvolvimento urbano como um todo, resgatando um planejamento que deve ser expandido e seguido até os bairros mais periféricos. Nesse eixo, o conceito de cidade-bairro deve ser resgatado.

    “Desenvolvimento urbano também é desenvolvimento social. É combater as misérias que assolam a nossa capital. Não adianta você passar lá no Marista, ver aquele prédio lindo, que se perde no horizonte, e aí, na região da 44, ver uma população em situação de rua que não recebe o mínimo de amparo — nem no tratamento para dependência química, nem no socorro psiquiátrico. Pensar na cidade é pensar nisso também”, disse o candidato.
    O terceiro eixo, explicado por Matheus na sabatina, é o eixo de gestão, que ele aponta deixado deixado de lado e sucateado nas últimas gestões da prefeitura. O candidato propõe uma profunda reforma administrativa, acabando com os cabides de emprego e convocando aqueles que passaram no concurso e estão esperando para serem chamados.

    “Eu vou tirar os bajuladores e colocar os trabalhadores. Vou tirar os funcionários dos políticos e colocar os servidores públicos. Esse é o eixo de gestão. Precisamos valorizar aqueles profissionais que ficam, porque o prefeito passa, o governador passa, mas quem fica são os servidores. Eu sou filho de uma servidora. Então, tenho o compromisso de formar um comitê com os servidores mais experientes e qualificados para me auxiliarem na gestão”, ressaltou o tucano.

    O último eixo do seu plano de governo é o da inovação. Para o candidato, Goiânia possui um potencial gigantesco para se tornar uma das capitais de referência no que tange à renovação e inovação de medidas, seja na parte administrativa ou social. Ele aponta que apesar de Goiânia se desenvolver, a prefeitura continua antiquada. O eixo de inovação do plano de Matheus vem para fazer a prefeitura acompanhar o ritmo de crescimento da capital.
    “Vamos trabalhar com semaforização inteligente para que as pessoas parem de perder tempo no trânsito. E esse é um dos principais projetos da nossa gestão, do nosso plano de governo. Uma grande meta é tornar nossa cidade a primeira capital lixo zero do país e criar o núcleo de inovação professor Nion Albernaz, o NION”, afirmou Matheus.
    O NION é uma medida do plano que abrirá um co-working municipal, no antigo Jóquei Clube, permitindo que empreendedores e profissionais autônomos, principalmente os jovens, tenham acesso a oportunidades de trabalho, desenvolvimento e, sobretudo, geração de renda. Matheus declarou que maiores explicações sobre esses eixos, assim como o restante de suas ideias para Goiânia, serão reveladas e explicadas logo mais, com o anúncio de seu plano de governo.

    Demais propostas podem ser enviadas ao candidato, que irá analisar e, se aprovadas, irão incorporar o texto final do plano. Essa medida também faz parte do planejamento de Matheus, de trazer novamente o goianiense para perto da gestão municipal.
    Quem é Matheus Ribeiro
    Matheus Ribeiro, de 31 anos, é jornalista, empresário e candidato a prefeito de Goiânia. Destacou-se como apresentador de televisão na TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, e na TV Record de Brasília· Em 2019, com apenas 26 anos de idade, apresentou o Jornal Nacional, da TV Globo. Matheus prega com ênfase uma forma diferente de fazer política e gestão pública, de maneira que os benefícios se destinem à cidade e às pessoas e não os políticos.

    Em 2022 disputou a eleição pela primeira vez e obteve cerca de 47 mil votos para deputado federal, tendo sido votado em 244 dos 246 municípios goianos. Tornou-se primeiro suplente do PSDB na Câmara dos Deputados. Atualmente é presidente municipal do PSDB em Goiânia.
    Matheus Ribeiro foi o nome escolhido para disputar a prefeitura de Goiânia, renovar o partido, a política e a gestão pública. As bandeiras de Matheus são: renovação e reestruturação atual do cenário político na capital goiana, participação da população na política e na gestão, colocar em prática o conceito de cidade-bairro, implantar uma reforma administrativa que enxugue a máquina municipal e a torne eficaz. Matheus defende que pastas que cuidam de serviços técnicos precisam ser dirigidas por técnicos e não políticos.

    Quem é a vice Bartira Miranda

    Bartira Macedo de Miranda Santos é advogada criminalista, professora com notoriedade na área do Direito. É professora de Processo Penal na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde se tornou a primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito em 119 anos da história da universidade, após ser eleita em 2017, onde atuou até 2021. É também associada sênior do Fórum Nacional de Segurança Pública.

    Na Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás, Bartira atuou como conselheira seccional.
    Professora Bartira Miranda se destaca por suas contribuições ao debate sobre direitos das mulheres e questões penais no Brasil, enfatizando a necessidade de garantir os direitos fundamentais das mulheres.