• Prefeitura de Aparecida realiza vacinação antirrábica domiciliar de cães e gatos

    Publicado em 29.08.2024 às 19:05

    A Campanha de Vacinação Antirrábica 2024, iniciada nesta semana em Aparecida de Goiânia pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já tem mobilizado profissionais e chamado a atenção dos donos de cães e gatos. A imunização domiciliar, destinada a quem tem cinco ou mais desses pets na mesma propriedade, é feita diariamente pelas equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses. Para agendar o atendimento, os tutores devem entrar em contato pelos números (62) 3545-5921 ou (62) 3545-5922 e solicitar a aplicação da vacina contra a raiva em casa com segurança e comodidade.

    Além desse atendimento domiciliar, os tutores também podem levar diretamente seus cães e gatos para serem imunizados na Unidade de Zoonoses, independentemente da quantidade de animais. Localizada na Rua Reno, esquina com a Rua Rodeio, Qd. 54, Setor Pontal Sul II, a Unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

    Já a ampla mobilização do Dia D será feita em 28 de setembro (sábado) com mais de 130 postos de vacinação espalhados por toda a cidade em unidades de saúde, escolas, praças e outros estabelecimentos públicos. Em toda a Campanha, a SMS pretende vacinar mais de 71 mil cães e gatos.

    O secretário interino de Saúde, João Paulo Nascimento, convoca os tutores para protegerem seus bichos e a sociedade: “Vacinar seus cães e gatos contra uma doença grave como a raiva garante não apenas a saúde deles, mas de toda a comunidade. As vacinas são seguras e gratuitas, nossos profissionais estão treinados e preparados para realizar essa Campanha e contamos com a participação de todas as pessoas que têm esses pets. Isso é fundamental.”

    A superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Camargo, acrescenta que, apesar da raiva estar sob controle em grande parte do Brasil, ainda representa um risco em regiões com baixa cobertura vacinal, daí a necessidade de atenção permanente. “Em Aparecida, buscamos nos antecipar às demandas da sociedade com ações planejadas e prevenir doenças sempre que possível, como no caso da raiva. Cães e gatos contaminados podem morrer em até uma semana, além de representarem um risco para outros animais e para as pessoas”, enfatiza.

    Vacina indispensável

    A raiva é uma doença viral grave, que afeta mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. A infecção ocorre por meio da mordida ou arranhão de animais infectados. Nos bichos, os principais sintomas incluem agressividade, salivação excessiva, paralisia e alterações de comportamento. Em humanos, a doença é quase sempre fatal. A vacinação é a única forma eficaz de prevenção, tanto para os pets quanto para evitar a transmissão da doença para as pessoas.

    Que animais podem ser vacinados?

    O veterinário da equipe da Zoonoses, João Eduardo Nicaretta, explica que devem ser vacinados anualmente os cães e gatos com mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. Segundo ele, a vacina só não é indicada para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Por isso, no ato da vacinação, os profissionais avaliam os riscos para cada caso e orientam os tutores. “Muitas pessoas estão conscientes buscando proteger seus pets. Temos atendido pedidos de vacinação todos os dias”, relata João.

    Conforto para tutores e pets

    Na manhã desta quinta-feira, 23 de agosto, João Eduardo foi com o auxiliar Dalmi Wesley vacinar 6 cães e 3 gatos na residência da sra. Ana Rosa, moradora há mais de 40 anos no Setor Araguaia. A neta dela, a advogada Taysa Melo, é uma das tutoras dos pets da família, todos resgatados das ruas em situação de abandono e maus tratos. Agora vivendo seguros e rodeados de carinho, os cachorros Niccolas, Biscoito, Pretinha, Pretinho, Nequinha e Lupita, além dos gatos Manchinha, Tigresa e Manguinho, foram imunizados contra a raiva no conforto do lar.

    Taysa segurou os cachorros na hora da vacinação, agradeceu à equipe da Zoonoses, reforçou a importância da imunização e elogiou a iniciativa do serviço domiciliar da Prefeitura: “Vacinar é um ato de amor e de responsabilidade social com a nossa sociedade e com os outros animais também. E para quem tem muitos animais essa vacinação em casa é maravilhosa pela dificuldade de levar todos, a distância, às vezes de carro, às vezes tem que levar a pé.”

    A advogada ainda ressaltou a comodidade e a segurança para os pets vacinados em casa. “Assim eles não estranham tanto, porque eles ficam estressados com a injeção. É bom para os tutores e um conforto para esses bichinhos tão importantes para nós. É o segundo ano que usamos esse serviço domiciliar e ele está aprovadíssimo.”