• Sebrae e Ambev lançam programa de desenvolvimento e aceleração de cervejarias artesanais em Goiás

    Publicado em 30.08.2024 às 20:08

    Estimular os empreendedores para que acelerem os negócios e apoiem o desenvolvimento e/ou aprimoramento de produtos e serviços ou novos modelos de negócio de microcervejarias ou brewpubs (cervejarias) em Goiás. Esse é o foco do Programa Aprimore, uma jornada de conhecimento oferecida pela parceria do Sebrae com a Ambev. O objetivo é selecionar dez cervejarias com as melhores propostas de negócio para o projeto-piloto. As inscrições estão abertas e vão até dia 09 de setembro.
    O Aprimore visa aumentar a produtividade e a competitividade dos empreendedores e empresas do segmento por meio de capacitações em formato híbrido, com duração de até quatro meses – de setembro a dezembro de 2024. Desenvolvimento e aprimoramento da gestão e dos produtos, boas práticas, otimização de processos e uso de recursos, posicionamento de marca e estímulo à participação em ações de mercado fazem parte do programa.
    Para isso, as empresas selecionadas também vão participar de workshop, mentorias, visitas técnicas e ações de mercado. “É uma jornada de aprendizagem focada nos principais desafios gerenciais enfrentados pelos negócios cervejeiros e na disponibilização de conteúdos relevantes para quem está iniciando ou que quer melhorar o negócio”, explica Taynara Alves, analista da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional (UADR) do Sebrae Goiás e gestora do Programa Aprimore.
    Essa jornada combina diagnóstico de maturidade, capacitação coletiva e mentorias individuais, ações de mercado (exposição de marcas e produtos) e benchmarking, missões empresariais à cervejaria Colorado e à Academia da Cerveja da Ambev, rodada de negócios e participação em torneios cervejeiros. Em contrapartida, as empresas selecionadas deverão ter frequência total nas atividades e ações e avaliar o programa, que é totalmente gratuito.
    Poderão se inscrever na Chamada Pública micro e pequenas empresas que já atuem como microcervejarias e brewpubs no estado, com CNPJ registrado com a finalidade e ramo de atuação no segmento e ter registro ativo no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Na inscrição as empresas deverão enviar os documentos solicitados (ver edital). A próxima etapa da inscrição será enviar um pitch (vídeo curto de até três minutos) para apresentar o negócio, com orientação do Sebrae Goiás.
    Os critérios de avaliação serão relevância (grau de importância para o mercado, para consumidor final ou cliente); requisitos legais mínimos para o funcionamento do estabelecimento; diversidade e inclusão (critérios demográficos do representante de negócio; se pertence a algum grupo minoritário como negros, LGBTQIA+, moradores de periferias, PCDs, mulheres); e potencial de crescimento (mindset de crescimento e melhoria contínua, gestão e utilização de KPIs – produtividade, qualidade, capacidade e estratégicos). O resultado será publicado no dia 13 de setembro na Vitrine do Sebrae Goiás.