• Centro de Artesanato vai potencializar trabalho dos artesãos de Aparecida

    Publicado em 3.09.2024 às 18:04

    A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Cultura (Secult), inaugurou o Centro de Artesanato, no Setor Garavelo. O espaço, que conta com infraestrutura adequada, vai potencializar o trabalho de artesãos da cidade. Além disso, no local serão realizadas apresentações culturais, fomentando o trabalho de artistas aparecidenses.

    O espaço dedicado ao fomento da economia criativa vai incentivar o trabalho de artistas com comercialização dos produtos, cursos e oficinais com objetivo de qualificar os empreendedores do setor.

    O secretário de Cultura, Marcos Alcântara, destaca a importância do espaço para o município. “Esse local vai agregar valor à produção artística e também ao trabalhos dos nossos vários artesãos. Aqui, serão realizadas exposição e venda dos produtos”, disse durante a solenidade de inauguração.

    Weyder Moreira , superintendente da Secult, apontou que a administração municipal também vai incentivar o trabalho de novos artesãos. “Vamos firmar parcerias com Sebrae e Casa do Empreendedor para qualificação daqueles que trabalham com artesanato e cultura em nossa cidade”.

    Elizete Cana Verde confecciona bonecas de pano desde 2019. Segundo ela, o Centro de Artesanato representa um avanço para os artesãos de Aparecida de Goiânia. “Teremos um lugar para vender nossos produtos. Será muito importante porque vai dar visibilidade para quem trabalha neste meio”.

    O produtor cultural Lucas Andrade, de Goiânia, enalteceu a administração municipal pela iniciativa. “É um espaço que vai dar visibilidade aos grandes artistas que temos na cidade de Aparecida de Goiânia. Eles terão condições de mostrar diversos trabalhos e acredito também que o centro será uma referência em relação ao artesanato no Estado de Goiás”.

    Lucas destacou ainda que duas obras dos artistas Maicon Soares e Carlos Antônio foram doadas ao Centro de Cultura pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, via Proyatê. As peças, segundo ele, ficaram expostas no local.

    O Centro de Artesanato conta com banheiros, estacionamento e toda infraestrutura necessária para realização de feiras , oficinas e cursos. A unidade é administrada pela Secretaria Municipal de Cultura.