OAB-GO lança cartilha didática para apoiar e guiar jovens advogados
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), lançou a Cartilha da Jovem Advocacia, nesta quinta-feira (5/9), na abertura do 4º Congresso Goiano da Advocacia Jovem. O objetivo é apoiar e guiar os jovens advogados, com material de diretrizes fundamentais sobre os principais aspectos da advocacia. Ela possui explicações detalhadas sobre os protocolos jurídicos e o uso dos principais sistemas eletrônicos, como o Processo Judicial Eletrônico (PJE) e SEEU (Sistema Eletrônico de Execução Unificado); além de orientações sobre as prerrogativas, dicas práticas e modelos de documentos importantes, como procuração e renúncia.
Segundo Tatiany da Mata, presidente da CAJ, “a cartilha foi elaborada com atenção aos desafios enfrentados por recém-inscritos, a fim de garantir compreendimento das exigências técnicas e como navegar com segurança nas complexidades do dia a dia forense”.
Prerrogativas
Além dos protocolos processuais e de sistemas, a ferramenta dedica uma parte às prerrogativas da advocacia, destacando a importância de defender esses direitos. Adicionalmente, oferece meios de contato direto com a Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP) da OAB-GO, disponibilizando números de telefone e e-mails de fácil acesso.
Marketing Jurídico
Um dos pontos de destaque é a seção sobre marketing jurídico. O manual oferece orientações valiosas sobre como posicionar-se no mercado de maneira ética, respeitando os limites impostos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB. Segundo Tatiany, com essas orientações, os jovens advogados podem explorar as ferramentas digitais e redes sociais para divulgar seu trabalho sem arriscar infringir normas importantes da profissão.
Tributação da Atividade
Além disso, o material aborda detalhadamente a tributação da atividade advocatícia, tema que muitas vezes gera dúvidas entre os novos profissionais. Com explicações claras e exemplos práticos, a cartilha orienta sobre o correto recolhimento de tributos e as diferenças entre a advocacia autônoma e em sociedade, evitando problemas fiscais futuros.
Ferramentas Práticas para a Advocacia
Outro ponto alto da cartilha é o conjunto de dicas práticas sobre audiências e sustentações orais. “A jovem advocacia, muitas vezes, enfrenta inseguranças em relação a esses momentos cruciais da profissão. Por isso, essa ferramenta se preocupa em fornecer orientações objetivas”, comenta a presidente da CAJ.
Para facilitar ainda mais, o material inclui QR Codes que direcionam para vídeos explicativos sobre cada tema, proporcionando uma experiência de aprendizado acessível e interativa. Ainda há uma seção especial para aqueles que ainda não têm um espaço próprio de trabalho.
*Importante saber: a OAB-GO, por meio da CAJ, disponibiliza salas de atendimento compartilhadas — os Escritórios da Advocacia — equipadas com a infraestrutura necessária para o peticionamento eletrônico, atendimento a clientes e realização de reuniões. “Essas salas estão distribuídas por várias regiões de Goiás, possibilitando que advogados iniciantes possam contar com um espaço profissional e bem estruturado até consolidarem seu próprio escritório”, explica Tatiany.
Iniciativas e Programas Exclusivos
A cartilha destaca projetos criados especialmente para fomentar o desenvolvimento da jovem advocacia. Um exemplo é o Programa Vira Mais, que permite que os valores pagos na anuidade da OAB sejam convertidos em créditos para a utilização de serviços no Sistema OAB, incluindo a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e a Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO).
A Casag oferece desde cuidados com a saúde até locação de espaços; já a ESA-GO promove qualificação profissional, com cursos, palestras e workshops exclusivos.
Para um suporte ainda mais personalizado, o Projeto Mentoria OAB-GO disponibiliza acompanhamento por advogados experientes, facilitando a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Outro ponto relevante é a promoção de novos talentos por meio do Projeto Banco de Talentos e da Incubadora de Novos Escritórios, iniciativa da OAB-GO em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que visa incentivar o empreendedorismo e a inovação na advocacia.