• Daniel Vilela reafirma compromisso do Governo de Goiás com educação e mobilidade em evento de inauguração do BRT

    Publicado em 7.09.2024 às 12:07

    O governador em exercício Daniel Vilela elencou educação e mobilidade urbana como áreas prioritárias do governo de Ronaldo Caiado em evento de inauguração do trecho do BRT Norte-Sul de Goiânia, realizada nesta sexta-feira (6/9). Daniel detalhou investimentos da gestão estadual nestas duas áreas, e ainda reafirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente no evento, a disposição do Governo de Goiás em manter parcerias com a União “a favor dos goianos”.

    “Não há um futuro de sucesso que não passe pela educação. Este, aliás, é um tema caro para nós”, destacou Daniel, logo de início. “Por isso o nosso orgulho pela recente conquista do primeiro lugar no Ideb, conforme divulgado em agosto último pelo Ministério da Educação (MEC). É a prova de que as ações do governo goiano direcionadas à rede estadual de educação estão dando resultados”, complementou o governador em exercício.

    Em fala direcionada ao titular do MEC, Camilo Santana, que também veio à capital, Daniel Vilela ainda tratou da cooperação do estado com os municípios por meio do programa AlfaMais Goiás, que busca assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental – via de regra, esta fase fica sob responsabilidade das prefeituras.

    A fim de exemplificar estratégias do governo goiano de combate à evasão escolar, o governador em exercício também deu ênfase ao Bolsa Estudo, que repassa mensalmente a cerca de 300 mil estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Fundamental o valor de R$ 112. “Esta iniciativa nos ajudou a reduzir drasticamente os índices de evasão”, pontuou.

    Mobilidade urbana
    No cenário de inauguração do BRT Norte-Sul, Daniel resgatou a entrega feita em 20 de agosto, pelo Governo do Estado, de 60 novos ônibus para o transporte público – 10 elétricos e 50 movidos a diesel. Foram adquiridos em parceria com prefeituras da região metropolitana e parte deles já trafegam pelos 17 quilômetros do sistema BRT.

    “É determinação do governador Ronaldo Caiado enfrentar, ao contrário do que faziam governos anteriores, todos os problemas do transporte coletivo de frente”, ressaltou Daniel. “E é por isso que temos conseguido, em parceria com os municípios, viabilizar projetos relevantes, como a implantação do Bilhete Único, do Cartão da Família e, principalmente, o congelamento da tarifa em R$ 4,30”, sublinhou.

    Ainda segundo o governador em exercício, os avanços obtidos no transporte coletivo da região metropolitana estão sob avaliação de um Grupo de Trabalho para que, em breve, seja criado um consórcio a fim de replicá-los nas cidades do entorno de Brasília (DF).