Vanderlan assina Pacto pela Primeira Infância, que reúne compromissos já firmados em seu plano de governo
O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSD, Vanderlan Cardoso, assinou, na manhã desta sexta-feira, 13, no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) o Pacto Nacional pela Primeira Infância. Trata-se de mobilização coordenada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), que conta com o apoio de diversas instituições e entidades, como o TJ-GO, Defensoria Pública de Goiás, OAB – Seção Goiás, tribunais de contas, entre outras.
Ao assinar a carta, o candidato, se eleito, se compromete a implementar políticas para a primeira infância, período que vai de zero a seis anos de idade. Todavia, esse compromisso já faz parte de seu plano de governo. “Uma das nossas propostas é implantar o programa de Assistência Integral À Primeira Infância, garantindo os cuidados com o bebê a partir do momento em que a gravidez é confirmada até os seis anos de vida. A partir daí teremos outros projetos para continuar cuidando da criança e do adolescente, oferecendo educação de qualidade, esporte e cultura para todos, além de cursos profissionalizantes, até ele finalizar o período de estudos na rede municipal”, disse Vanderlan.
“Também iremos sensibilizar a sociedade sobre a importância de criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento infantil, garantindo um futuro melhor para todos. Investir na primeira infância é primordial e todas as crianças merecem a chance de crescerem e se tornarem pessoas saudáveis, educadas e competentes”, afirma o candidato.
O documento “Eu me Comprometo com a Primeira Infância” contém 25 compromissos que tratam de questões como o acesso à saúde desde a gestação da mãe, à educação de qualidade, ao transporte escolar, à alimentação adequada, entre outros. Esse cuidado está explícito no plano de governo de Vanderlan que vai, depois de eleito, implantar políticas públicas à primeira infância que abrangem saúde, alimentação, nutrição, educação, convivência familiar e comunitária, assistência social à família da criança, a cultura, o esporte, o lazer e o meio ambiente.
Além desses direitos que o candidato considera básicos, Vanderlan vai criar uma rede de proteção contra toda forma de violência, criar mecanismo de prevenção de acidentes e a adoção de medidas que evitem a exposição precoce à comunicação mercadológica. “É muito satisfatório ver que nosso plano de governo para a primeira infância está em consonância com o que as instituições responsáveis por garantir o direito à cidadania propõem”, afirmou Vanderlan.