• Emei de Aparecida recebe palestra sobre Inclusão

    Publicado em 22.09.2024 às 14:05

    Para celebrar a Semana da Inclusão em Aparecida de Goiânia, a Escola Municipal de Educação Integral (Emei) Eurípedes Menezes, no Jardim Bonança, realizará na próxima segunda-feira, 23, uma palestra com o tema “A inclusão começa com o respeito às diferenças”. Para falar sobre o assunto, a unidade escolar convidou o palestrante João Batista Turíbio que, além de Educador Físico e Especialista em paradesporto, é também técnico de futebol para pessoas cegas.

    A Emei Eurípedes Menezes atende cerca de 400 alunos matriculados na Educação Infantil e nas duas fases do Ensino Fundamental. A palestra, que será realizada exclusivamente no período da manhã com início ,às 8h, será voltada para o público de alunos matriculados nos anos finais, nas séries de 6º ao 9º anos, e para os servidores da instituição escolar.

    De acordo com a direção da unidade educacional, a ideia da palestra é trabalhar a inclusão com os alunos, mostrando que todos são capazes de desenvolver suas potencialidades nas atividades comuns da vida.

    A escola possui diversos alunos com necessidades especiais e a palestra irá focar no tema como forma de promover a motivação, rendendo homenagem às pessoas que são exemplos de luta e de superação, como é o caso dos atletas brasileiros que participaram da paraolimpíada na França neste ano, alcançando projeção e se tornando mais que especiais e pessoas vitoriosas no esporte.

    Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

    Entre os dias 21 e 28 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Estabelecida pela Lei n° 13.585/2017, a data tem como objetivo promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência.

    A semana também tem o propósito de sensibilizar e conscientizar governos e a sociedade em relação às potencialidades e às necessidades específicas das pessoas com deficiência para, dessa forma, serem implementadas políticas públicas que promovam a inclusão social.