• Eerizania Freitas irá ampliar a rede de atendimento a saúde mental em Anápolis

    Publicado em 27.09.2024 às 15:03

    Em sabatina promovida pela Rádio Imprensa (104,9 FM), a candidata à Prefeitura de Anápolis, Eerizania Freitas (União Brasil) destacou suas propostas na área de saúde mental e bem-estar. Um dos principais pontos é o atendimento especializado logo no primeiro contato, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através de uma construção compartilhada.

    “O que a gente precisa fazer? Fortalecer a rede de atendimento psicossocial da nossa cidade, ampliando as equipes e construindo mais unidades. Mas a grande proposta que a gente traz para o nosso Plano de Governo, que é inovadora, é o matriciamento, vocês não vão ver em nenhum outro plano de gestão”, destacou.

    O matriciamento nada mais é do que uma integração de diversas áreas de atendimento à saúde do município, unindo a atenção básica ao atendimento especializado. Ao atender um paciente na UBS, por exemplo, o médico generalista poderá entrar em contato com um psiquiatra imediatamente, fazendo com que o morador seja atendido próximo de casa, sem precisar se locomover para outras unidades.

    “Com o matriciamento na saúde e a telemedicina, aquele médico, através de uma ação pedagógica, juntamente com o médico psiquiatra, vai dar o atendimento naquele momento. É isso que é matriciamento em saúde, é fazer a telemedicina chegar até as 48 unidades básicas do município. É chegar no postinho e ser atendida por um psiquiatra através da telemedicina”, reforçou Eerizania.

    A candidata também mencionou o projeto de ampliar a cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), criando novas unidades em regiões estratégicas da cidade, aumentando a capacidade de atendimento e oferecendo serviços especializados para diferentes faixas etárias e condições.

    Além disso, todos os profissionais da atenção básica receberão a devida capacitação, suporte e acompanhamento na área de saúde mental, fortalecendo assim a Rede de Apoio Psicossocial do município. “É facilitar a vida da população. Quando eu amplio a rede eu levo esse atendimento para dentro das nossas unidades básicas, para mais perto dos anapolinos”, destacou.