Em debate na Record Matheus faz proposta de quatro etapas para resgatar a saúde de Goiânia
Diante da adversária petista, durante o debate da TV Record Goiás, o candidato a prefeito de Goiânia Matheus Ribeiro (PSDB) apresentou de forma concisa e clara seu plano para resgatar a saúde goianiense do caos a que chegou nas últimas gestões. Matheus disse a Adriana Accorsi (PT) que foi durante essas gestões que ele, como repórter, presenciou diversas famílias que viram seus entes queridos falecerem, além do desespero dos profissionais de saúde, que se viam impotentes diante da falta de itens básicos nas unidades de saúde. O tucano aproveitou a oportunidade para explicar que, para reestruturar a rede de saúde da capital, é necessário mudar a forma de governar.
“A candidata não conseguirá melhorar a saúde de Goiânia porque está profundamente comprometida com o antigo modelo de fazer política. Esse modelo vê a administração de Goiânia como uma fonte de poder e, por isso, governa loteando cargos na administração municipal”, explicou Matheus.
Matheus relatou que seu plano para recuperar a saúde de Goiânia consiste em quatro pontos centrais. O primeiro é criar uma mesa permanente de negociação e diálogo com os profissionais da saúde, cuja primeira ação será a escolha coletiva do novo secretário. Após essa etapa, a gestão tucana vai redesenhar a estratégia de saúde da família, principalmente ampliando o horário de atendimento das unidades básicas.
A terceira parte do planejamento é completar a rede de saúde da capital, evitando gastar tempo com licitações e dinheiro público na construção de novos hospitais, utilizando, em vez disso, a Santa Casa de Goiânia como hospital municipal, “transformando-a em um hospital de alta complexidade, que já existe, já atende nossa rede e pode ser ampliado”.
O último ponto é implantar o Vapt Vupt da Saúde, adaptando o modelo de sucesso criado pelo PSDB para agilizar os serviços públicos, agora aplicado às especialidades médicas na administra tucana na cidade de Santo André-SP. Esse planejamento faz parte da proposta de Matheus para que a prefeitura volte a trabalhar para a população, ao contrário do que aconteceu nos últimos vinte anos, incluindo os mandatos petistas.
“Na minha gestão, a prefeitura vai trabalhar para cada goianiense, e não para os políticos, como tem sido feito tanto na atual administração quanto nas gestões anteriores do PT”, afirmou Matheus.