Prefeitura de Aparecida entrega primeira etapa da ampliação e modernização do Cais Nova Era
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou à população, nesta quinta-feira (3/10), a primeira etapa das obras de ampliação e reforma totais do Cais Nova Era. Localizado em ponto estratégico da cidade, próximo ao Terminal Cruzeiro, na divisa com a capital, o Cais foi inaugurado em 1988 e passou por algumas reformas ao longo dos anos. Agora, as urgências e emergências estão sendo atendidas na ala ambulatorial com fachada de vidro e instalações modernas com foco no atendimento humanizado.
As obras, iniciadas em outubro de 2021, não interromperam o atendimento 24h de urgências e emergências em todos os dias do ano. Devido à grande demanda e a importância da unidade para a população, os serviços continuaram e seguem normalmente, a partir de agora, durante os trabalhos da segunda etapa do aprimoramento total do Cais.
“O Cais Nova Era é uma das unidades mais antigas da cidade, então é uma satisfação poder entregar ele melhorado e modernizado. Para continuar cuidando bem das pessoas, seguimos trabalhando intensamente e amanhã entregaremos a UPA Colina Azul. Estou junto com a população entregando obras em toda a Aparecida, e assim será até o fim do ano”, afirmou o prefeito Vilmar, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.
*Saúde moderna, eficiente e humanizada*
Já o secretário municipal de Saúde, Bruno Hernandez, aproveitou para destacar que as obras no Cais simbolizam “o cuidado e o amor que temos pela nossa comunidade. Este espaço não é apenas um prédio, mas um lugar de esperança, onde vidas serão restauradas e corações serão renovados com um serviço de saúde pública de qualidade, humanizado e eficiente.”
“É uma unidade que está sendo entregue com fachada de vidro, corrimões todos no inox, recepção de granito, iluminação de LED, climatização em todos os ambientes, inclusive na recepção, que tem capacidade para aproximadamente 30 pessoas sentadas. Também há banheiros para pessoas com deficiência e todas as portas foram padronizadas para uso dos cadeirantes. Tudo totalmente moderno e acessível”, acrescentou o secretário.
Ele também lembrou: “Entregamos, há dois dias, dez leitos para tratamento paliativo no HMAP e fomos presenteados recentemente pelo Albert Einstein (Instituição que administra o Hospital) com um tomógrafo que será instalado no Centro de Especialidades ou no HMAP.
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Valéria Pettersen parabenizou o prefeito pela iniciativa e a equipe do Cais pelo “atendimento humanizado nesta unidade que acolhe pessoas de Aparecida e de Goiânia também”. E completou enfatizando: “Tenho orgulho, como cidadã e representante da cidade, desse momento. Essa etapa do Cais inaugurada, no serviço de urgência e emergência, mostra o cuidado que o prefeito tem conosco.”
Acolhimento com conforto e segurança
O diretor geral do Cais Nova Era, Denysson José Morais, ressaltou que, com o fim das obras, no futuro, a unidade será transformado em uma UPA. “O pontapé inicial já foi dado pelo prefeito e pelo secretário Bruno.” Finalizando seu discurso, o diretor apresentou a todos a enfermeira Sirley, profissional respeitada que atua no Cais Há mais de 8 anos. Na madrugada desta quinta-feira, por volta das 4h, foi ela quem atendeu a primeira paciente da ala inaugurada hoje, a senhora Roseny Pereira. “Me senti lisonjeada em atendê-la num lugar tão bonito. Eu sou muito feliz aqui no Nova Era”, frisou.