No último debate, Matheus explica como vai implantar o programa Sementes do Futuro
Durante o último debate do primeiro turno na TV Anhanguera, na noite de quinta-feira, 03/10, o candidato a prefeito de Goiânia Matheus Ribeiro (PSDB) reforçou e deu mais detalhes sobre o projeto Sementes do Futuro, que visa dar qualidade de vida e dignidade às crianças desde a gestação até os 6 anos de idade. O projeto de Matheus propõe integrar os setores de Educação, Saúde e Assistência Social para executar o programa.
A proposta de Matheus foi apresentada em resposta ao adversário Vanderlan Cardoso (PSD), que lhe perguntou sobre o plano para a Educação. A atenção do candidato tucano à educação integral das crianças foi despertada na convivência com sua mãe, dona Kátia, e no exercício da profissão de jornalista. “Esse é um papel fundamental da Prefeitura de Goiânia. Com o Sementes do Futuro, vamos integrar não apenas a Educação, mas também a Saúde e a Assistência Social”, explicou Matheus.
Matheus explicou que o programa será colocado em prática em três etapas. Começa com a valorização e o respeito aos servidores, ouvindo as necessidades da classe e convocando os concursados aprovados. A segunda fase é a implementação do Sementes do Futuro, como já explicado. O último passo é assegurar a merenda com qualidade para as crianças durante o período escolar e também o período de férias. “É necessário melhorar a qualidade da merenda nas escolas e assegurar que a comida seja fornecida mesmo durante as férias escolares, garantindo a segurança alimentar”, disse o candidato.
Como solução para os problemas na educação, o adversário no debate propôs a ideia de comprar vagas na iniciativa privada. Sobre isso, Matheus rebateu, dizendo que a compra de vagas na rede particular não é uma solução definitiva, servindo apenas para tapar buracos e atender de forma emergencial. Para o tucano, é fundamental assegurar a presença das crianças nas creches, ampliando o número de vagas com soluções novas e eficientes, sendo uma delas a Creche do Trabalhador.
“A prefeitura vai estabelecer uma parceria público-privada com grandes empregadores que tenham mais de cem funcionários. Eles oferecerão o espaço físico, e a prefeitura fornecerá a mão de obra e a merenda escolar. Assim, o trabalhador poderá se deslocar de casa para o trabalho acompanhado de seu filho, com segurança, tanto na ida quanto na volta”, relatou Matheus.
O candidato do PSDB afirmou que a melhora da educação em Goiânia passa por garantir o atendimento das crianças nas creches, e não apenas transferir a responsabilidade para a iniciativa privada. Além disso, Matheus se comprometeu a concluir as mais de 30 obras de educação que estão paradas. “Estive no bairro Floresta e vi uma obra abandonada, que já consumiu mais de dois milhões de reais, e hoje serve apenas de pasto e abrigo para criminosos. Isso é um absurdo e precisa acabar. Com coragem, vamos criar um cronograma para a conclusão dessas obras e garantir que as crianças estejam nas creches”, afirmou o candidato.