Vilela propõe criar o Programa “Nascer Aparecida” para incentivar o pré-natal completo
Entre as propostas que constam do plano de governo do candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), destaca-se a criação do Programa Nascer Aparecida, que busca incentivar e premiar gestantes que realizarem todas as consultas recomendadas durante o pré-natal. A iniciativa tem como objetivo aumentar a adesão ao acompanhamento pré-natal, que é essencial para a saúde da mãe e do bebê, e assegurar que as gestantes comecem o acompanhamento médico antes das 12 semanas de gestação.
Atualmente, segundo especialistas, apenas 68% das mulheres grávidas em Aparecida de Goiânia cumprem a meta mínima de realizar sete consultas de pré-natal, número recomendado pelos profissionais de saúde. Isso significa que 32% das gestantes não estão recebendo o acompanhamento adequado, o que pode comprometer a saúde do bebê e aumentar os riscos de complicações durante a gravidez e o parto.
O Programa Nascer Aparecida virá então, caso Vilela seja eleito, para mudar essa realidade ao oferecer incentivos concretos às gestantes. A cada consulta realizada, as participantes receberão uma premiação, sendo que, ao final do ciclo, na última consulta, serão oferecidos recursos para ajudar na montagem do enxoval do recém-nascido. A ideia é criar uma rede de suporte e valorização, garantindo que as gestantes tenham o acompanhamento necessário desde o início da gravidez e proporcionando condições para que as crianças nasçam mais saudáveis.
“É fundamental que todas as mulheres tenham acesso a um pré-natal de qualidade e que esse acompanhamento comece o mais cedo possível, de preferência antes do segundo mês de gestação. Com este programa vamos garantir que todas as mães de Aparecida tenham o suporte necessário para uma gestação segura e saudável, sendo então um incentivo importante para aumentar a adesão ao pré-natal e oferecer mais segurança às famílias,” destacou Leandro Vilela.
A proposta de Vilela também visa combater um problema comum em muitas gestantes, que é o início tardio do acompanhamento pré-natal. Ao incentivar que o acompanhamento médico comece antes das 12 semanas de gravidez, o candidato busca diminuir os riscos tanto para a mãe quanto para o bebê, prevenindo complicações que poderiam ser evitadas com um diagnóstico precoce de possíveis problemas.
O Programa Nascer Aparecida faz parte de um conjunto de ações propostas por Leandro Vilela para melhorar os índices de saúde materno-infantil no município e garantir que Aparecida de Goiânia seja um lugar mais seguro e acolhedor para mães e bebês. Com essa medida, Vilela espera não apenas aumentar a adesão ao pré-natal, mas também promover uma cultura de cuidado integral com a saúde da mulher e do recém-nascido, reforçando a importância de um acompanhamento médico contínuo desde o início da gravidez.