• Ruas de grandes cidades japonesas esvaziam após pedidos de governos locais

    Publicado em 5.04.2020 às 16:25

    Menos pessoas que o normal foram vistas nas ruas das maiores cidades japonesas neste domingo após governos pelo país pedirem para residentes ficarem em casa para tentar conter o espalhamento do coronavírus.

    Em Shinjuku, um popular distrito de Tóquio, grandes lojas de departamento e de roupas fecharam as portas. Karaokês também voluntariamente fizeram o mesmo.

    A NHK entrevistou um residente da região na casa dos 20 anos. Ele afirmou achar estranho ver as ruas tão vazias. Em seguida, disse que foi buscar uma prescrição médica em um hospital e que iria voltar imediatamente para casa.

    Outra entrevistada, também na casa dos 20 anos, estava passeando com seu cachorro. Ela afirmou que decide caminhar às vezes para aliviar o estresse do animal ficar em casa por muito tempo.

    Depois, disse ter notado que menos pessoas estão na região do que na semana passada, e afirmou ter ficado tensa com a situação.

    Fora de Tóquio, o parque do Castelo de Osaka, no oeste japonês, tem ostentado cerca de três mil cerejeiras que estão no auge do florescimento. O local normalmente fica repleto de pessoas que organizam festas e piqueniques nesta época. Mas, neste ano, autoridades pediram para as pessoas evitarem fazer o mesmo. A equipe da NHK registrou poucas pessoas caminhando pelo parque e observando as flores. A organização do local também cancelou a iluminação das árvores de cerejeira à noite. (NHK, emissora pública do Japão)