• OAB-GO e TJGO garantem implementação do Pix para depósito judicial

    Publicado em 6.11.2024 às 09:06

    Após intensa atuação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP), e o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), o Banco do Brasil (BB) disponibilizou a opção de depósito judicial via Pix para operações no tribunal. Esse avanço é fruto de uma série de tratativas conduzidas em parceria pelas instituições.
     
    Segundo o presidente da Ordem, Rafael Lara, ao longo dos últimos meses, as três frentes trabalharam em conjunto para garantir mais praticidade, eficiência e segurança para a advocacia goiana e para as partes envolvidas em processos judiciais. Ele expressou a satisfação com a conquista, que reflete o bom relacionamento entre as instituições. “Essa inovação é fruto do compromisso com a modernização e eficiência do sistema judiciário e possibilita mais facilidade não só para a advocacia, mas para toda a sociedade”, enfatizou.
     
    Kaito Wllysses, vice-presidente da CDP, destacou que a iniciativa é fruto de diálogos consistentes e de uma relação colaborativa. “A CDP, sempre atenta às necessidades da advocacia, atuou de maneira proativa, contando com o apoio essencial do TJ-GO para garantir essa conquista. Essa colaboração representa um avanço no acolhimento de valores judiciais, tornando o processo mais ágil e seguro”, afirmou.
     
    O presidente do TJ-GO, desembargador Carlos França, enfatizou a importância da disponibilização de mais esse serviço à advocacia e à sociedade. “A implementação do depósito judicial por meio de Pix é uma conquista que reflete nosso compromisso em atender com agilidade as necessidades da advocacia e o jurisdicionado. A busca desse avanço pela OAB-GO, representada pelo presidente Rafael Lara, com diálogo franco e respeitoso com o TJ-GO e com o Banco do Brasil, resultou na colocação de mais esse importante serviço à disposição, o que contribuirá com a praticidade, segurança, comodidade e agilidade dos atos processuais”, destacou.
     
    Como funciona o depósito judicial via Pix
    Por meio do sistema de autoatendimento digital do Banco do Brasil, o sistema gera um QR Code que pode ser pago por qualquer uma das mais de 800 instituições bancárias participantes do Pix no país. Desde o dia 28 de outubro, esse serviço está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, eliminando a necessidade de boleto bancário.
     
    Principais benefícios
    – Rapidez no processo judicial: o pagamento via Pix elimina o tempo de compensação bancária, acelerando o trâmite de liberação de valores judiciais.
    – Disponibilidade: a opção de depósito está acessível em qualquer horário, inclusive aos finais de semana e feriados, oferecendo mais flexibilidade.
    -Segurança: a utilização de QR Code reduz o risco de erros e aumenta a segurança no processo de depósito.
    -Ampla acessibilidade: com a participação de centenas de instituições bancárias no sistema Pix, os advogados(as) e partes podem escolher onde realizar o pagamento, de acordo com suas preferências.