Feira #NoEntornoTem ocorre neste final de semana, em Brasília
Na sua 2ª edição, a Feira #NoEntornoTem, uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), retorna em 2024 com uma programação cultural ampliada, prometendo superar o sucesso do ano passado. O evento ocorre nos dias 9 e 10 de novembro, sábado e domingo, das 8h às 17h, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília, com entrada gratuita.
“Queremos mostrar ainda mais os sabores, as belezas e o potencial do nosso Entorno. Vamos trazer produtos e roteiros com muita cultura, turismo e gastronomia, além de novidades incríveis: desfile de moda sustentável, lançamento de um produto com a marca da feira (com direito a degustação), oficina de drones e uma área ampliada de alimentação e artesanato”, destacou a secretária do Entorno, Caroline Fleury.
Este ano, novos artistas indicados pelos municípios do Entorno se apresentarão no palco, destacando a rica diversidade cultural da região. O público poderá prestigiar desde bandas marciais e manifestações religiosas e tradicionais, como a folia da Festa do Divino Espírito Santo, até apresentações de capoeira, MPB, samba, pop rock, hip-hop e forró. Completando essa agenda cultural, haverá exibições de violeiros, grupos de catira e duplas sertanejas. A programação dinâmica traz novas atrações a cada hora.
A Feira contará ainda com estandes dedicados a cada uma das treze cidades da região do Entorno — Alexânia, Abadiânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso — onde cada município exibirá suas principais ofertas turísticas, culturais e produtos locais. O evento terá um espaço voltado ao artesanato e outro dedicado ao setor agro, com produtos como pamonha, mel, mirtilo e cachaça regional.
Para as famílias, a Feira #NoEntornoTem oferece uma área de lazer para as crianças, incluindo brinquedos como pula-pula e futebol de sabão, e uma praça de alimentação com opções variadas. Haverá amostras da rota de queijos e vinhos, cachaças, costela, doces (marmelo), derivados do mirtilo (blueberry do cerrado) e outras comidas típicas goianas. Esta edição tem apoio das Secretarias de Retomada, Cultura (Secult), Esporte e Lazer (Seel), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Goiás Turismo, além do governo do Distrito Federal.