Projeto Alego Digital é finalista em premiação de gestão eficiente
Responsável por modernizar a gestão na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o Projeto Alego Digital é um dos três finalistas do prêmio Melhores do Ano promovido pelo capítulo goiano do Project Management Institute (PMI-GO). O resultado final será divulgado na próxima sexta-feira, 8, durante o 17º Seminário de Gestão, Projetos e Liderança, em Goiânia.
O PMI é a principal organização internacional sem fins lucrativos para a profissão de gerenciamento de projetos. No Brasil, ele está presente em 15 capitais. O PMI-GO tem como missão promover as boas práticas de gerenciamento de projetos, valorizar o profissional e fomentar a comunidade em Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
O Projeto Alego Digital, concorrendo ao prêmio da organização, é um dos esforços instituídos na 20ª Legislatura para trazer a inovação tecnológica ao Parlamento goiano. Com o crescimento do volume de documentos, normas e atos legislativos, além da necessidade de uma administração mais ágil, a iniciativa foi idealizada para automatizar processos manuais, facilitar o acesso à informação e reduzir o uso de papel.
Com início em dezembro de 2021, o Projeto Alego Digital começou a ser implantado em maio de 2022 e, atualmente, já alcança 80% de sua completude. A novidade tornou realidade a tramitação totalmente eletrônica dos processos na Alego. Apenas em 2024, foram economizados R$ 2.044.400,00 em papel, 1.277.750 folhas, o que equivale a 128 árvores salvas.
A equipe responsável pelo Projeto Alego Digital é composta por 12 servidores lotados na Diretoria de Tecnologia e Informação da Casa de Leis. O diretor-adjunto, Diego Mendes, celebra o reconhecimento. “A implantação foi longa e cheia de desafios, mas conseguimos tornar o Alego Digital eficiente e funcional. Foi um projeto que começou para agilizar a tramitação de processos e que resultou em uma transformação digital na cultura de trabalho para toda a Assembleia”, destaca.
As principais práticas de gestão aplicadas pela equipe foram focadas em garantir o alinhamento estratégico, eficiência na execução e transição suave para o ambiente digital. O gerente de projetos do Parlamento, Adaildo Soares, reforça que houve a reunião de técnicas, habilidades e ferramentas para que os resultados práticos fossem alcançados com sucesso.
“É um esforço que já vem sendo reconhecido internamente, e por deputados e servidores, quanto aos resultados. É gratificante receber também a chancela de organizações respeitadas como o PMI-GO”, afirma Soares. “Assim, a Assembleia Legislativa de Goiás se consolida como uma instituição que investe em gerenciamento e colhe os benefícios”, completa.
Menos burocracia, mais produtividade
Os benefícios do Alego Digital são percebidos de forma interna, com processos mais eficientes, e externa, com a população tendo maior transparência e acesso facilitado às informações legislativas. É a construção de um modelo mais moderno de gestão pública com ganho operacional, redução de custos e sustentabilidade.
Uma das grandes novidades trazidas pelo Alego Digital neste ano foi o Consulta Legislativa, portal vinculado à plataforma e desenvolvido tendo em vista a disponibilização rápida de informações detalhadas sobre a Assembleia Legislativa para o público externo. Com a ferramenta, é possível consultar, por exemplo, os projetos de lei (por tipo, situação, autor ou ainda cronologicamente), perfis de cada parlamentar com detalhes sobre sua respectiva atuação, informações sobre as comissões da Casa e sobre as sessões plenárias.