Janela da Transparência explica processo de votação online na OAB-GO
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão Eleitoral e em parceria com as empresas Webvoto e The Perfect Link, responsáveis pelas eleições online da Seccional, realizou nesta quinta-feira (14/11) a Janela da Transparência, com o objetivo de dar visibilidade e garantir a transparência do processo eleitoral à advocacia goiana. O evento ocorreu em formato híbrido, na sede da Seccional, em Goiânia, e virtualmente por meio da plataforma Zoom.
Na ocasião, foi realizada uma demonstração prática do sistema de votação online, permitindo que os advogados presentes, tanto no formato presencial quanto virtual, pudessem conhecer em detalhes cada etapa do processo. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o acesso à plataforma, os fatores de autenticação e o passo a passo para efetuar o voto corretamente no dia da eleição.
O presidente da Comissão Eleitoral, Márcio Antônio Moraes, destacou que o objetivo da iniciativa é “assegurar um processo eleitoral transparente, ágil e acessível a toda a advocacia goiana, permitindo que os profissionais participem de maneira eficiente, independentemente da localização”.
Auditoria
Na oportunidade, o CEO da empresa The Perfect Link, Fernando de Pinho Barreira, explicou sobre o trabalho na auditoria de eleições. Com 28 anos de atuação, a empresa acumula credibilidade no mercado, realizando auditorias de mais de 60 eleições por ano, incluindo os pleitos de conselhos de classe, como os de Medicina e Enfermagem, por exemplo.
“Temos consciência de que a eleição para advogados é diferente de médicos ou de outras profissões. Por isso, a auditoria é personalizada para garantir a integridade do processo conforme as particularidades de cada classe”, disse.
De acordo com ele, as premissas de conformidade seguidas pela empresa envolvem o sigilo do voto, a garantia de escolha efetiva, igualdade de oportunidades entre os candidatos, unicidade do voto e a identificação correta dos eleitores. Esses critérios buscam assegurar a credibilidade e a confiança no processo eleitoral.
Integridade do processo
A diretora da Webvoto, Caroline Fortunato, destacou a experiência da empresa, que se consolida como líder no mercado de eleições online. Segundo ela, a Webvoto oferece processos seguros e confiáveis, facilitando a participação democrática por meio de uma plataforma acessível de qualquer dispositivo conectado à internet.
“A empresa se destaca pela eficiência e segurança nas eleições, com protocolos rigorosos de segurança em todas as etapas do processo, garantindo a idoneidade e a integridade do pleito”, destacou. O voto eletrônico, conforme a Webvoto, proporciona diversos benefícios, como o engajamento dos profissionais, a transparência dos processos e a comodidade de uma plataforma sustentável e acessível.
Nos últimos 4 anos, a Webvoto atendeu mais de 50 organizações, com 28% dessas sendo conselhos de classe. Em 2024, a empresa será responsável pelas eleições de 15 seccionais da OAB, consolidando ainda mais seu papel no processo eleitoral da advocacia.
Eleições virtuais
Em um marco inédito de seus 93 anos de história, as eleições da OAB-GO serão realizadas exclusivamente de forma online, no dia 19 de novembro de 2024, das 9h às 17h. O processo eleitoral será conduzido de maneira prática e segura por meio do site eleicoesoabgo.org.br, refletindo o compromisso da atual gestão com a inovação e o avanço tecnológico.
O pleito elegerá os novos membros para os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário(a)-Geral, Secretário(a)-Geral Adjunto(a), Tesoureiro(a), Conselheiros Seccionais e Federais, além da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). Nas Subseções, os advogados também votarão para escolher os ocupantes dos cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário(a)-Geral, Secretário(a)-Geral Adjunto(a) e Tesoureiro(a).