• Bruno é eleito para comandar o Colegiado das Assembleias Legislativas do Brasil

    Publicado em 5.12.2024 às 22:04

    O deputado Bruno Peixoto (UB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi eleito presidente do colegiado de presidentes das Assembleias Legislativas do Pais. A eleição ocorreu, na manhã desta quinta-feira, durante a 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no Rio de Janeiro (RJ). Marcelo Santos (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, assume a vice-presidência, enquanto Tadeu Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi designado para o comando da secretaria-geral. Na reunião desta manhã, Tadeu Leite foi representado pelo 2º-secretário da Mesa Diretora, deputado Alencar da Silveira (PDT.

    A eleição de Bruno Peixoto para comandar, por um ano, o colegiado de presidentes de assembleias legislativas, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 5, com posse imediata no cargo. A solenidade festiva acontecerá em Brasília, no dia 15 de janeiro de 2025.

    No evento, vários presidentes de assembleias manifestaram interesse em disputar o cargo. No entanto, após algumas reuniões, chegou-se ao consenso em torno do nome de Bruno Peixoto, que obteve, ao final, 23 votos, ou seja, a unanimidade dos presentes. Participaram desse processo 13 presidentes de assembleias mais 10 deputados representantes dos demais estados. Sua gestão terá como foco principal o fortalecimento da integração entre os estados, o compartilhamento de boas práticas de governança e a ampliação da representatividade dos legislativos estaduais em decisões de âmbito nacional.

    O presidente Bruno Peixoto, após a conclusão do processo eleitoral, disse que “foi uma eleição bastante representativa, onde tivemos a participação de representantes legislativos de 23 estados. Durante esse ano à frente do colegiado pretendo desenvolver um trabalho onde possamos buscar mais autonomia aos legislativos estaduais para legislar, consequentemente, fortalecendo, ainda mais o Poder Legislativo. Com isso, estaremos ampliando o leque de atuação dos parlamentares na prestação de um melhor serviço ao cidadão de cada estado brasileiro”.

    Reconhecendo a importância e os desafios da função, Bruno Peixoto reforçou que atuará junto aos demais parlamentares do Brasil para o fortalecimento das Casas de Leis, visando, sobretudo, a promoção de iniciativas que contribuam para o fomento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico-social dos municípios e para o bem-estar da população.

    “Essa eleição é uma grande honra para o Poder Legislativo goiano e uma enorme responsabilidade para mim enquanto presidente. Nosso objetivo é fortalecer a representatividade das assembleias legislativas junto à Câmara dos Deputados, ao Senado e ao Governo Federal, valorizando o papel essencial dos legislativos estaduais para a democracia brasileira, bem como para ações que promovam o progresso de nossas cidades, elevando, assim, a qualidade de vida de toda a população”, disse Bruno Peixoto.

    Por fim, Bruno Peixoto agradeceu a confiança dos presidentes de assembleias de todo o Pais. “Juntos, trabalharemos com seriedade, união e dedicação, sempre buscando resultados que valorizem o papel e a autonomia dos legislativos estaduais, contribuindo, dessa forma, para a excelência no serviço que é prestado à sociedade e para a construção de um País mais junto, desenvolvido, transparente e com melhores oportunidades para todos”, concluiu.

    A 27ª Conferência Nacional, que começou na terça-feira, 3, e termina nesta quinta-feira, 5, conta com a participação de diversos representantes de Goiás, incluindo os deputados Wagner Camargo Neto (SD), Mauro Rubem (PT), Coronel Adailton (SD), Rosângela Rezende (Agir) e Dra. Zeli (UB), além de Bruno Peixoto. O evento coloca em debate o futuro da educação no Brasil, a introdução de novas tecnologias e o aprimoramento do processo educacional.

    Neste ano, o tema principal da Conferência Nacional da Unale foi “O Futuro da Educação no Brasil”, com uma série de especialistas, parlamentares, educadores, servidores de casas legislativas brasileiros e estrangeiros e delegações internacionais discutindo fórmulas, sistemas e projetos que podem se interligar com políticas públicas voltadas para a área da educação.