Mabel anuncia secretário municipal de saúde de Goiânia
O médico Luiz Gaspar Pellizzer é o escolhido por Sandro Mabel (União Brasil) para assumir a Secretaria Municipal de Saúde em 2025. O prefeito eleito destaca a competência do profissional e afirma que confia na gestão que ele fará à frente da pasta. “Pellizzer está conosco na transição e já sabe bem os problemas, tem competência para continuar analisando, trabalhando e tomando decisões para tirar a cidade do colapso que vive hoje. Além disso, terá uma equipe igualmente competente para mudar a realidade da saúde da nossa capital”, enfatizou o prefeito.
Pellizzer afirma que vem se dedicando ao estudo da pasta e reconhece as dificuldades encontradas, mas destaca que, com gestão, é possível reverter o quadro de dificuldade atual. Mabel ressalta que acompanhará a pasta de perto. “Faremos um trabalho em conjunto. Como venho falando desde a campanha, saúde é prioridade e vou trabalhar bem perto do secretário para encontrarmos soluções em conjunto”, destacou.
Com mais de uma década de experiência no atendimento médico e na gestão de saúde, Luiz Pellizzer foi nomeado como representante da área de Saúde na equipe de transição do prefeito eleito Sandro Mabel.
Formado em Medicina pela UNIFENAS, Pellizzer construiu sua carreira no SUS, destacando-se tanto na linha de frente quanto na coordenação de unidades de emergência. Desde 2018, atua como coordenador médico da UPA Flamboyant, em Aparecida de Goiânia, integrando a equipe de gestão do secretário Alessandro Magalhães ao longo de toda sua atuação à frente da pasta.
Além disso, Pellizzer colaborou em hospitais de grande porte na região metropolitana, como o Hospital do Coração de Goiás, HMAP, Hutrin, Hospital e Maternidade Célia Câmara e Hospital São Silvestre.
Comprometido com a formação de novos profissionais, é professor e preceptor na Faculdade UniRV, em Goiânia. Com pós-graduação em Medicina de Tráfego e atualmente cursando especializações em Gestão de Saúde e Gestão de Saúde Pública, Pellizzer também possui capacitações em Lean Six Sigma nos níveis Green Belt (Hospital Israelita Albert Einstein) e Yellow Belt (Hospital Sírio-Libanês) — métodos de gestão reconhecidos por sua eficácia na melhoria de processos e na eficiência de operações em saúde.
Intervenção na saúde visa garantir funcionamento
Sandro Mabel afirma que a intervenção na saúde solicitada pelo Ministério Público Estadual e determinada pela justiça visa garantir funcionamento básico das unidades de saúde de Goiânia. Mabel entende que a medida seja importante, mesmo faltando poucos dias para o final da gestão atual. “Precisamos garantir que os recursos que chegarem em Goiânia sejam efetivamente aplicados onde precisa”, diz.
O médico Márcio de Paula Leite foi nomeado interventor na noite de terça-feira (10/12) pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O médico foi indicado por Mabel e assumiu a função imediatamente após a publicação.
Mabel aponta que governador Ronaldo Caiado ouviu sua recomendação para indicação do nome. “O interventor Márcio de Paula tem conhecimento da estrutura da Saúde de Goiânia, tem disposição para atuar da maneira necessária e vai trabalhar junto de uma equipe composta por vários órgãos. Confiamos que fará um bom trabalho.
Márcio de Paula Leite vai trabalhar junto de representantes do governo estadual, Ministério Público, além das superintendências da Secretaria Municipal de Saúde. “Estou me colocando à disposição para contribuir com a melhoria do atendimento médico. Mesmo com prazo pequeno, acreditamos ser possível fazer um bom trabalho”, destaca.
Atualmente o médico trabalha como emergencista no Cais Candida de Morais. Ele também atua como médico auditor da prefeitura de Aparecida de Goiânia, além de Conselheiro Fiscal do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás.
O médico é membro efetivo da Câmara Técnica de Medicina de Urgência e Emergência do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).
Márcio de Paula Leite já trabalhou como médico técnico da Diretoria de Atenção Primaria e Promoção da Saúde da prefeitura de Goiânia, médico técnico da Diretoria de Atenção Secundária e Urgência e Emergência de Goiânia e médico RT Cais Cândida de Morais. Também trabalhou como plantonista de Unidade de Terapia Intensiva e médico da Família e Comunidade na prefeitura de Goiânia.