Trump afirma que número de mortes pode aumentar ainda mais nos EUA
O presidente americano Donald Trump disse estar ciente de que o total de mortes no país decorrentes do coronavírus pode vir a aumentar, mas indicou que o ritmo do crescimento do número de infecções pode começar a diminuir em breve.
No domingo, ele falou a repórteres: “Acho que todos sabemos que temos que chegar a um certo ponto. E este ponto será um total horrível em termos de mortes.”
Uma contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins mostra que mais de 330 mil pessoas nos Estados Unidos já foram infectadas pelo vírus, com dados de até domingo. Trata-se da maior quantidade de infectados no mundo.
Trump se referiu à queda no número diário de mortes, registrada no sábado em Nova York, estado mais atingido pelo surto.
Ele disse: “Então talvez isso seja um bom sinal. Estamos começando a ver a luz no fim do túnel.”
Trump revelou que o governo americano comprou 29 milhões de doses de medicação antimalárica – hidroxicloroquina – que será distribuída em todo o país.
Anthony Fauci, membro da força-tarefa de Trump no combate ao coronavírus, afirmou repetidas vezes que a eficácia do medicamento para tratar o vírus não tem confirmação clínica. Outros especialistas afirmam que o medicamento pode causar graves efeitos colaterais se usado de maneira indevida. (NHK, emissora pública do Japão)