• Dia D de combate ao Aedes promove ações educativas e vacinação contra a dengue, em Trindade

    Publicado em 15.12.2024 às 12:05

    Governo de Goiás, Ministério da Saúde e prefeitura de Trindade realizam ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor da doença, na Capital da Fé_

    O Governo de Goiás – por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) –, Ministério da Saúde e a prefeitura de Trindade promoveram neste sábado (14/12) o Dia D Nacional de Combate ao Aedes, na Capital da Fé. O evento, que aconteceu no Centro Municipal de Medicina Avançada, levou para a população ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

    A programação contou com a presença do secretário da SES, Rasível Santos; do prefeito de Trindade, Marden Júnior; e do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. Também participaram representantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil e o personagem Zé Gotinha, que reforçou a importância da vacinação contra a dengue.

    Rasível Santos destacou a importância de intensificar as ações nos municípios durante o período chuvoso. “O combate ao Aedes é uma responsabilidade de todos. É essencial mantermos a vigilância para proteger nossas comunidades”, destacou. Para o prefeito de Trindade, Marden Júnior, o papel da população é fundamental no enfrentamento à proliferação do mosquito. “Pequenas ações, como eliminar criadouros e verificar recipientes que acumulam água, fazem uma grande diferença. Estamos juntos nesta luta”, disse.

    Todo o país
    Felipe Proenço ressaltou que a mobilização contra o Aedes aegypti acontece neste sábado em todo o país, com a participação de representantes do Ministério da Saúde (MS) na maioria dos estados. “O Ministério da Saúde lançou um plano nacional de enfrentamento à dengue e outras arboviroses, complementando as ações já realizadas desde 2023, incluindo a vacinação para a faixa etária recomendada pela Organização Mundial da Saúde”, destacou o secretário. Ele reforçou a importância de cada cidadão dedicar 10 minutos por semana para inspecionar sua casa e eliminar possíveis focos do mosquito, lembrando que 75% desses focos estão localizados dentro das residências.

    Entre as atividades realizadas, destaque para a distribuição de materiais educativos, uma exposição sobre o ciclo de vida do mosquito no “stand do Aedes” e a vacinação de crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos contra a dengue, na Van da Vacina. O público infantil e juvenil pôde interagir com o Zé Gotinha, que levou um tom lúdico e educativo ao evento. A cerimônia de abertura também contou com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

    O Dia D em Trindade faz parte de uma mobilização nacional para conscientizar e engajar a população no combate ao Aedes aegypti. A expectativa é que outros municípios realizem eventos semelhantes até o fim do período chuvoso, intensificando as ações preventivas.