Prefeito Sandro Mabel e Gracinha Caiado estabelecem parceria para políticas sociais em Goiânia
Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama de Goiás Gracinha Caiado, se reuniram nesta terça-feira (21/1) para oficializar parceria entre prefeitura e Governo do Estado para fortalecer as políticas sociais na capital. O encontro ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Eerizania Freitas.
Gracinha Caiado destacou a importância da união entre os entes públicos para promover o bem-estar da população. “Hoje eu fiz questão de vir com toda a equipe de secretários aqui fazer uma visita ao prefeito Sandro Mabel. Trabalhamos muito na campanha, mas mais importante que isso é agora essa parceria no momento da gestão. E sem dúvida nenhuma o trabalho social é feito em parceria com o município, e com o apoio da prefeitura de Goiânia nós vamos poder fazer muito mais aqui. E já estamos iniciando, já entregamos aqui, na gestão do prefeito Mabel, o Restaurante Do Bem e logo vamos entregar outro na Região Noroeste, e o prefeito está nos ajudando a agilizar toda a documentação para que isso se torne uma realidade”, afirmou Gracinha Caiado.
O prefeito Sandro Mabel falou sobre o trabalho da nova gestão de criar soluções inovadoras para os desafios sociais na cidade e disse que a parceria com o Estado é fundamental. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos atingir resultados ainda maiores. Esta parceria reforça o nosso compromisso com quem mais precisa e nos permite criar soluções inovadoras para os desafios sociais de nossa cidade”, ressaltou.
A preocupação com os moradores em situação de rua liderou boa parte das discussões. Mabel reafirmou que a gestão não medirá esforços para resolver a questão. Me incomoda muito, eu acho indigno uma pessoa morar na rua, nós não podemos achar que isso é uma situação normal. Quando dá essa chuvarada, eu fico pensando nesses tantos moradores de rua que nós temos. Como o Estado já faz um trabalho, nós também entraremos forte nesse trabalho junto ao morador de rua em todos os aspectos. A dona Gracinha falava uma coisa importante, que cada morador de rua tem um problema específico. Então, você tem que tratar quase que individualmente. Não é fácil, nós sabemos, mas nós estamos dispostos a investir o que for necessário para resolver esse problema do morador de rua, em conjunto com o Estado de Goiás”, falou o prefeito.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Eerizania Freitas, pontuou as primeiras ações. “Primeiro a gente vai fazer um levantamento diagnóstico para nós sabermos quantas pessoas nós temos em situação de rua e identificarmos a origem dessas pessoas. Muitas pessoas deixaram de ser integrantes do núcleo familiar porque saíram do estado de origem. O primeiro passo é identificarmos, entendermos quais são as especificidades de cada grupo. A partir de então, a gente precisa estruturar a rede de acompanhamento dessas pessoas, um Centro Pop com condição digna de receber todas as pessoas em situação de rua. Hoje o Centro Pop sequer comporta essas pessoas, é um lugar sem acessibilidade, então as pessoas ficam na calçada. E também esse programa de fazer com que eles sejam reinseridos no núcleo familiar. Ou seja, identificar qual o estado de origem, e fazer com que ele seja reinserido socialmente, reinserido no núcleo familiar. Tudo com muita dignidade, assegurando os direitos dessas pessoas”, destacou.