• Mabel abre 4º Mutirão dos 100 dias com serviços à população da Região Sul

    Publicado em 26.01.2025 às 09:04

    O prefeito Sandro Mabel abriu, neste sábado (25/1), no Cmei Parque Atheneu II, mais um mutirão dos 100 dias, com serviços nas áreas de saúde, manutenção urbana, assistência social e infraestrutura à população de 31 bairros. A agenda foi iniciada com uma vistoria à obra inacabada de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), localizado no Parque Atheneu, que se arrasta por 12 anos.

    “Tem que colocar o dinheiro, material, mão de obra e concluir logo”, afirmou o prefeito, ao detalhar que a obra já passou por quatro empresas e continua do mesmo jeito. “O problema não é que a construtora não sabe fazer, é que não tem dinheiro suficiente para tocar. Então, vão fazendo com o que tem, mas isso só desperdiça dinheiro público”, explicou.

    Segundo Mabel, a conclusão do Cmei dependerá da arrecadação do IPTU, já que não há mais verbas federais para o projeto. Ele garantiu que, caso os recursos sejam viabilizados, a obra poderá ser entregue em até 150 dias. Em atendimento à imprensa, Mabel detalhou que, na próxima semana, vai discutir a viabilização de recursos do tesouro municipal para concluir o Cmei inacabado. O gestor também lembrou que garantir recursos para a saúde e educação são prioridades de sua gestão.

    Limpeza e iluminação

    Mabel explicou que seus mutirões não são grandes estruturas, mas sim trabalho direto na rua. “Goiânia está toda nessa situação, praças com um metro de capim. Não tem condição, por isso vamos entrar com nosso time para limpar e organizar tudo”, frisou Mabel, ao pedir a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo e móveis nas ruas. “Eu nunca vi tanto sofá velho jogado por aí, precisamos mudar isso”, afirmou. Para combater o problema, o prefeito ampliou os pontos de descarte e tem incentivado que a população denuncie situações de descarte incorreto pelo telefone 153. 

    Outra preocupação do prefeito é levar iluminação pública por lâmpadas de LED para toda a cidade. “A felicidade da pessoa quando recebe iluminação nova é impressionante”, apontou o prefeito, ao lembrar que investimento traz mais segurança da cidade. Para avançar nesta área, a prefeitura aponta em avanços com a Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação. Enquanto isso, a gestão realiza substituições definitivas, instalando braços de LED para evitar retrabalho. “Toda Goiânia precisa desse investimento”, assegurou o prefeito.

    Serviços e entregas à população

    Nesta 4ª edição, a população da Região Sul é atendida com serviços de saúde, como vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicemia; serviços de educação, como Telematrícula e cadastro no Bolsa Família; atendimentos do Sine, com cadastro e encaminhamento para vagas de emprego; distribuição de mudas; atividades de esporte e lazer; vacinação antirrábica para cães e gatos, dentre outros serviços da prefeitura. 

    Durante o Mutirão, o prefeito entregou uma sala de recursos multifuncionais e dois parquinhos em unidades educacionais na região do Parque Atheneu. Os parquinhos foram viabilizados com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Eduardo Prado.

    As ações do 4º Mutirão dos 100 dias se juntam ao Mutirão de Combate à Dengue, lançado nesta sexta-feira (24/1) em parceria entre o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela. “A ação conjunta entre as prefeituras da Grande Goiânia e o Governo de Goiás é uma iniciativa inédita que só reflete em benefícios para os cidadãos”, assinalou o prefeito Sandro Mabel.