Mabel realiza ronda em Goiânia e convoca população para colaborar com a limpeza da cidade
Neste domingo (26/1), o prefeito Sandro Mabel percorreu diversos pontos de Goiânia, incluindo as regiões Central e Campinas, para acompanhar o trabalho de limpeza e zeladoria realizado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Durante a vistoria, o prefeito se deparou com grande quantidade de lixo espalhado nas portas e arredores de estabelecimentos comerciais, como bares e pit dogs.
“Precisamos da parceria dos comerciantes e da população para garantir uma cidade mais limpa e organizada”, afirmou Mabel ao caminhar pelas ruas do Centro da capital. Em conversa com moradores, comerciantes e trabalhadores, o prefeito destacou que a Prefeitura de Goiânia intensificou os serviços de limpeza em toda a cidade. “Mas precisamos da colaboração de todos para a manutenção dos espaços públicos”, reforçou.
Na Rua do Lazer, o prefeito encontrou Dona Luzia, uma comerciante que preparava seu pit dog para inauguração na próxima semana, e destacou a importância do cuidado com a limpeza. “A Comurg está trabalhando para deixar tudo limpo, mas o lixo gerado pelo seu negócio é sua responsabilidade. Não é só a Prefeitura que deve cuidar disso”, disse Mabel. Dona Luzia se comprometeu a manter a área limpa.
“Preciso da ajuda de vocês. Muitas vezes somos nós mesmos que jogamos copinhos, guardanapos e pequenos resíduos nas ruas, e isso faz toda a diferença. Não podemos mais permitir isso. Vamos juntos cuidar da cidade”, pediu o prefeito em um vídeo publicado nas redes sociais.
Mabel também enfatizou que os estabelecimentos devem manter lixeiras para o descarte adequado de resíduos. A coleta será realizada pela Prefeitura, mas somente do lixo ensacado e disposto em locais apropriados.
Descarte irregular
O prefeito destacou que tem identificado diversos pontos de descarte irregular de resíduos, inclusive em áreas de grande movimentação, como a Praça Joaquim Lúcio, em Campinas. Ele reforçou a importância de a população fazer sua parte e denunciar casos de descarte inadequado pelo telefone 153. Desde o início de sua gestão, Mabel ampliou a fiscalização por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), em parceria com a Amma, para coibir a prática, que é considerada crime ambiental.
“Vamos agir com firmeza. Temos o compromisso de manter a cidade limpa e organizada, e, para isso, aplicaremos mais rigor”, afirmou o prefeito. “A população precisa entender que a cidade é de todos e que todos devem cuidar dela.” Ele também ressaltou que a administração municipal oferece Ecopontos e pontos de descarte provisório durante os 100 dias de força-tarefa para limpeza de Goiânia.
O presidente e comandante da GCM, Gustavo Toledo, explicou que a corporação tem flagrado situações de descarte irregular em áreas públicas, incluindo praças, quase diariamente. “Por determinação do prefeito Mabel, intensificamos o trabalho com equipes de inteligência e viaturas descaracterizadas, realizando flagrantes de pessoas que insistem em descartar resíduos em locais inapropriados”, detalhou Toledo.